Que ano foi esse? Entre sabores e dissabores, um calorão intenso e os problemas da vida cotidiana, os campo-grandenses (e sul-mato-grossenses, de modo geral) não podem reclamar da falta de entretenimento local e histórias inspiradoras que emocionaram de janeiro a dezembro.

Enquanto acompanharam e se divertiram com casos como a treta dos Kens, o colchão do “corno” duplamente traído e outros, os moradores também se emocionaram com a reviravolta na vida da Cinderela do Hércules Maymone e com o jovem que abriu uma lanchonete no Aero Rancho, mas nem os amigos foram à inauguração.

O caso do personagem Fofão, da Carreta da Alegria, acusado de mostrar o dedo para crianças, também deu o que falar e causou indignação geral, bem como a chipa com mel da novela “Terra e Paixão”, em mais um ano que um folhetim global escolheu para ambientar sua história.

Imagens do início das filmagens em Lagoa Bonita e Tony Ramos comendo leitoa ficaram na memória em 2023 - (Fotos: Leitor Midiamax)
Imagens do início das filmagens em Lagoa Bonita e Tony Ramos comendo leitoa ficaram na memória em 2023 – (Fotos: Leitor Midiamax)

O fato é que sul-mato-grossenses tiveram um 2023 “bem servido” e peculiar, movimentado por figuras e fatos locais que deixaram seus dias mais leves, seja por uma risada com algum acontecimento inusitado ou pela emoção provocada por relatos de marejar os olhos.

Por isso, para encerrar o ano, o Jornal Midiamax recorda alguns dos episódios mais marcantes de 2023 no cenário das variedades e da cultura regional. Confira a retrospectiva:

PM no BBB?

Como todo ano, o Brasil costuma ser o primeiro agito das redes sociais e em 2023 não foi diferente. Os campo-grandenses começaram janeiro comentando a suposta entrada de uma policial militar de no reality show da TV após um vídeo repercutir em seu perfil.

Contudo, a PM Natasha Queiroz esclareceu que a confusão se deu após ela entrar para uma “trend” e fazer uma montagem com a chamada do BBB anunciando sua participação. Apesar de ter explicado, muita gente continuou pensando por um bom tempo que Natasha estaria no programa.

Príncipe do Consórcio Guaicurus

O simples ato de tratar bem os passageiros e demonstrar preocupação com as pessoas que carrega fez o motorista de transporte coletivo de Campo Grande, Weslei Moreli, viralizar nas redes sociais por seu comportamento “peculiar”.

Ao dizer que “o passageiro é importante” e defender que “gentileza gera gentileza”, Weslei ganhou da população o apelido de “Príncipe do Consórcio Guaicurus” e explodiu na web.

Carinho e respeito com passageiros fez Weslei virar queridinho nos terminais - (Foto: Arquivo Pessoal)
Carinho e respeito com passageiros fez Weslei virar queridinho nos terminais – (Foto: Arquivo Pessoal)

Cinderela do Hércules Maymone

O que ninguém esperava é que o tal príncipe era amigo íntimo de Mari Souza, conhecida como Cinderela do Hércules Maymone em Campo Grande após ganhar o título de um admirador secreto que se declarou para ela nas redes sociais.

A então zeladora do Terminal de Ônibus Hércules Maymone ficou conhecida no final de 2022 e, quando a amizade com o Príncipe do Consórcio foi descoberta, todos quiseram saber: a Cinderela gostaria de se casar com o rapaz?

Irresistível, a amizade da dupla dinâmica divertiu os campo-grandenses, que acompanharam a história afinco.

Cinderela do Hércules Maymone abre o jogo sobre relação com Weslei, o "Príncipe do Consórcio Guaicurus" - (Fotos: Arquivo Pessoal)
 campo grande 2023
Cinderela do Hércules Maymone abre o jogo sobre relação com Weslei, o “Príncipe do Consórcio Guaicurus” – (Fotos: Arquivo Pessoal)

Início das gravações

Nos últimos dias de janeiro, os sul-mato-grossenses entraram em euforia com a chegada de astros como Cauã Reymond, Tony Ramos, Glória Pires e outros nomes da teledramaturgia nacional. Era o início das gravações de uma nova novela da Globo ambientada em Mato Grosso do Sul.

Após o sucesso do remake de “Pantanal” em 2022, a emissora aterrissou em MS para filmar o folhetim inicialmente chamado de “Terra Vermelha”. , o distrito de Lagoa Bonita e Dourados foram os locais escolhidos para ambientar a trama.

Apesar do fuzuê geral com os bastidores da produção, quem causou mesmo e roubou a cena foi o ator Cauã Reymond, que arrancou suspiros dos fãs por onde passou.

Bastidores de Cauã gravando novela em MS registrados por moradora - (Fotos: Adeline Bachiega)
Bastidores de Cauã gravando novela em MS registrados por moradora – (Fotos: Adeline Bachiega)

Cauã Reymond: tereré e sopa paraguaia

Lembra dessa? O ator de 43 anos provocou o maior frisson em Dourados, especialmente com as moradoras. Uma delas, inclusive, tentou entregar para o galã uma assadeira de sopa paraguaia, mas não conseguiu. A saga da mulher que viu o astro de perto quando ele gravou uma cena da novela em frente a sua casa foi acompanhada pelos leitores do Jornal Midiamax.

A relação de Cauã Reymond com o tereré, inclusive, nasceu em Mato Grosso do Sul, durante o início das gravações da trama. Logo que chegou a MS, Cauã foi apresentado à tradição sul-mato-grossense e não resistiu.

Ele se apaixonou por tereré e declarou-se viciado na bebida, chegando, inclusive, a incorporar o costume ao seu personagem, o protagonista Caio, apresentado como um tererézeiro nato. O ator contou ao Jornal Midiamax que foi sugestão sua que Caio fosse um consumidor assíduo do tereré.

Fim das gravações em MS

Pouco antes do fim das gravações, a então novela chamada de “Terra Vermelha” ganhou um nome oficial. Por impedimentos na Justiça, o título escolhido não pôde ser usado, foi então que a Globo bateu o martelo e definiu que a trama se chamaria “Terra e Paixão”, para a frustração de muitos.

Dias depois, as gravações da novela se encerraram em Mato Grosso do Sul. Um mês foi o suficiente para os fãs “arrancarem os cabelos” ao cruzarem na rua com Cauã Reymond, Glória Pires, Tony Ramos e outros famosos. A rotina dos astros globais foi documentada diariamente pelo Jornal Midiamax, que registrou a movimentação intensa de Dourados e Deodápolis em fevereiro.

Depois do encerramento das filmagens em MS, a TV Globo escolheu locações no que representassem as fazendas filmadas nas cidades sul-mato-grossenses. Desse modo, a equipe não mais retornou a Mato Grosso do Sul para gravar novas sequências – diferente do que aconteceu em “Pantanal”, em 2022.

Elenco de "Terra e Paixão" em última gravação em MS - (Fotos: Redes Sociais/Bárbara Reis)
Elenco de “Terra e Paixão” em última gravação em MS – (Fotos: Redes Sociais/Bárbara Reis)

Começa a novela

Após criar muitas expectativas no público sul-mato-grossense, “Terra e Paixão” estreou no dia 8 de maio. Só que, de cara, a trama não agradou quase ninguém: no Brasil inteiro! Com baixa audiência e pouca repercussão, além de não convencer o telespectador, a história de Walcyr Carrasco passou por diversas alterações até conquistar, definitivamente, um bom Ibope e se consolidar como um sucesso.

Cinderela encontra Fada-madrinha

Em maio, a Cinderela do Hércules Maymone, que repercutiu em janeiro após ter a amizade com o “Príncipe do Consórcio Guaicurus” revelada, passou por uma mudança radical na vida. Após conceder entrevistas ao Jornal Midiamax e inclusive participar de uma live como entrevistada, a então zeladora Mari Souza chamou atenção da gerente de uma famosa perfumaria em Campo Grande.

Considerada “fada-madrinha” da “gata-borralheira”, a gerente fez uma proposta e convidou a Cinderela para trabalhar na perfumaria. Abraçando a oportunidade, Mari pediu demissão do Terminal Hércules Maymone, abriu mão do posto de “Cinderela”, saiu da faxina e se tornou uma vendedora de sucesso na filial da loja no bairro Moreninhas.

A ascensão de Mari Souza inspirou muitas outras gatas-borralheiras espalhadas por Campo Grande e emocionou a população campo-grandense.

Filme da Barbie

Um dos maiores frissons do ano, o live-action da Barbie mobilizou o Brasil em julho e Campo Grande não ficou de fora. Cinemas lotados, uma overdose da cor rosa e a aparição de diversas Barbies humanas marcaram a época do filme na Capital de MS.

Tanto que, com tantas Barbies e Kens, Campo Grande criou, instantaneamente, um Barbieverso para chamar de seu. Relembre:

Algumas das Barbies e Kens humanos de Campo Grande - (Fotos: Reprodução das Redes Sociais)
Algumas das Barbies e Kens humanos de Campo Grande – (Fotos: Reprodução das Redes Sociais)

Treta dos Kens

Com o filme da Barbie em alta, Luan Staab, o já conhecido e querido Ken humano da Vila Nasser, abriu as portas de sua casa para o Jornal Midiamax. Ele mostrou a residência, inspirada na casa da Barbie, por dentro e por fora, e impressionou a todos com a dedicação ao projeto, ainda não finalizado.

Conforme Luan, a casa ainda será ampliada e, por isso, o projeto deve demorar a ser concluído - (Fotos: Arquivo Pessoal)
Conforme Luan, a casa ainda será ampliada e, por isso, o projeto deve demorar a ser concluído – (Fotos: Arquivo Pessoal)

Na mesma época, Luan teve exposta uma treta com Willian Vieira, o Ken de CG. O Ken da Vila Nasser revelou ter sido bloqueado nas redes sociais pelo outro Ken humano de Campo Grande e o relato repercutiu. Sem saber o motivo do bloqueio, Luan chegou a declarar: “Talvez sou uma ameaça pra ele”.

Encontro dos Kens

Dias depois, o Midiamax levou os Kens de CG para assistirem ao filme da Barbie e promoveu o encontro entre as figuras. Tretados, eles desconversaram se fariam as pazes ou não. Contudo, atualmente, os dois voltaram a se seguir e frequentemente curtem as publicações um do outro nas redes sociais. Parece que a paz foi selada e segue reinando. Pelo menos por enquanto…

Fany e Warley

Ainda no mês de julho, uma sexta-feira amanheceu diferenciada para quem passava pela rotatória das Avenidas Ernesto Geisel e Euler de Azevedo, em Campo Grande. Isso porque, no pontilhão que cruza as vias, havia uma faixa inusitada, estendida com uma mensagem para quem quisesse ler: “Fany, você é a razão da minha vida. Por favor, me perdoa, volta comigo. Te amo, seu eterno apaixonado Warley”.

Ao saber da atitude do ex, Fany decidiu aparecer no local e disse que iria pensar em seu caso. Naquela data, o casal foi o assunto de Campo Grande.

Arrependido chegou cedo ao pontilhão para expor suposto remorso pela separação - (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)
Arrependido chegou cedo ao pontilhão para expor suposto remorso pela separação – (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

Ficou curioso para saber o desfecho? No final das contas, depois de um mês conversando, Fany e Warley se separaram definitivamente. Apesar do arrependimento exposto no pontilhão, o casal decidiu não ficar junto e cada um seguiu seu próprio caminho.

Rafael Cardoso e a chipa da discórdia

Afastado da mídia após diversas polêmicas envolvendo seu nome, além de acusações de assédio e traição, o famoso ator de novelas da Globo, Rafael Cardoso, foi visto em Campo Grande no mês de agosto, comendo chipa com a namorada.

O problema é que ninguém sabia que o casal tinha reatado e a informação só foi descoberta após a foto do ator com a moça em uma chiparia da Capital viralizar. A aparição do galã comendo chipa, inclusive, desenterrou uma série de fatos que até então não eram de conhecimento público, como Rafael ter engravidado uma psicóloga.

O caso ficou conhecido em MS como “chipa da discórdia”.

Rafael Cardoso comendo chipa em Campo Grande - (Fotos: Reprodução das Redes Sociais e Arquivo Midiamax)
2023
Rafael Cardoso comendo chipa em Campo Grande – (Fotos: Reprodução das Redes Sociais e Arquivo Midiamax)

Thiago Servo agitando Campo Grande

Após vencer “A Grande Conquista” (Record), o cantor Thiago Servo teve seu prêmio de R$ 1 milhão penhorado em Campo Grande para pagar uma dívida com um empresário da Capital. Para resolver o imbróglio, Servo, que cresceu na cidade morena, veio até o município e causou.

Além de procurar a delegacia para tentar reaver o prêmio, Thiago Servo também visitou o filho recém-nascido que é campo-grandense e nasceu enquanto o pai estava confinado em “A Grande Conquista”.

A passagem de Servo por Campo Grande foi agitada e os campo-grandenses acompanharam cada passo do cantor.

Thiago Servo em frente à Depac Centro e com o filho em Campo Grande - (Imagens das Redes Sociais)
2023
Thiago Servo em frente à Depac Centro e com o filho em Campo Grande – (Imagens das Redes Sociais)

Colchão de corno

Em agosto, um colchão jogado em terreno na Vila Sobrinho deu o maior bafafá. Isso porque, nele, uma mensagem pichada dizia: “Fui corno de novo”. O recado fazia referência a um outro colchão descartado no mesmo local meses antes, escrito: “Fui corno nesse colchão”.

O fato é que a suposta recorrência de uma traição gerou burburinho e Campo Grande toda quis saber quem é o corno que joga os colchões em que teria sido “chifrado”.

Como ninguém assumiu a autoria, não ficou comprovado se há mesmo um corno nessa história, ou se tudo não passou de uma “fic” criada por algum engraçadinho que decidiu pichar os objetos descartados no terreno.

Colchões de suposto corno causam em bairro de Campo Grande - (Fotos: Nathalia Alcântara e Henrique Arakaki, Midiamax)
Colchões de suposto corno causam em bairro de Campo Grande – (Fotos: Nathalia Alcântara e Henrique Arakaki, Midiamax)

Atitude de coletor impressionou Campo Grande

O gesto de um coletor de lixo deixou a população campo-grandense impressionada em agosto. Gravado pelas câmeras de segurança de uma moradora da Capital, o funcionário da Solurb foi filmado limpando a sujeira derramada sem querer em uma calçada limpinha, que a dona da casa havia lavado minutos antes.

Veja:

A atitude, o zelo e o respeito do coletor para com a limpeza da moradora renderam uma homenagem na Câmara para a equipe de limpeza urbana flagrada na cena.

Trabalhadores homenageados (Foto: Anna Gomes, Midiamax)
Trabalhadores homenageados (Foto: Anna Gomes, Midiamax)

Inauguração sem ninguém viralizou no Brasil

No final de setembro, o Brasil conheceu a história do jovem Willian Carvalho, que abriu uma lanchonete em um trailer no bairro Aero Rancho, em Campo Grande, mas nem seus amigos apareceram na inauguração.

Triste com o ocorrido, ele desabafou nas redes sociais e lamentou a ausência das pessoas que mais considerava. A história viralizou e foi reproduzida por jornais de todo o país.

Willian em seu trailer no Aero Rancho - (Fotos: Arquivo Pessoal)
Willian em seu trailer no Aero Rancho – (Fotos: Arquivo Pessoal)

Australiano e japonês movimentaram MS

Sempre que um gringo vem a MS é repercussão na certa. Este ano, dois estrangeiros se destacaram e ficaram guardados na memória dos sul-mato-grossenses por suas passagens pelo Estado. São eles: Simon Gurney, o australiano que chegou a tatuar a frase “Mato Grosso do Sul não é Mato Grosso”, e o japonês Guti, que conheceu o sobá e se aventurou em Bonito, onde chegou a ser hospitalizado após um mal-estar.

Simon e Guti se tornaram queridinhos dos sul-mato-grossenses após se mostraram encantados com MS em seus vídeos para as redes sociais.

Simon e Guti agitaram MS - (Fotos: Reprodução das Redes Sociais)
Simon e Guti agitaram MS – (Fotos: Reprodução das Redes Sociais)

Caso Fofão

Quando você acha que já viu de tudo, Campo Grande vem e surpreende sempre. Após meses provocando euforia na Capital, a Carreta da Alegria se envolveu em uma polêmica “cabeluda”. Isso porque uma mãe acusou o personagem Fofão de ser mal-educado e de mostrar o dedo para as crianças durante o passeio na atração.

Por mais incrível que pareça, a população campo-grandense “abraçou” Fofão e tomou as dores do personagem, detonando a mãe que expôs o suposto comportamento inadequado do funcionário da carreta. Por uma semana, “Fofão e a Carreta da Alegria” foram assuntos constantes em Campo Grande.

Moradora compartilhou experiência na carreta e contou o que viu - (Fotos: Reprodução, Aonde Não ir em Campo Grande)
Moradora compartilhou experiência na carreta e contou o que viu – (Fotos: Reprodução, Aonde Não ir em Campo Grande)

RBD e Taylor Swift mobilizaram sul-mato-grossenses

Recentemente, em novembro, os shows internacionais da banda RBD e da cantora Taylor Swift mobilizaram fãs sul-mato-grossenses. No caso do RBD, uma campo-grandense ficou conhecida nacionalmente após doar um ingresso a uma segurança que chorou enquanto trabalhava durante o show da banda. Comovida ao ver a emoção da trabalhadora que não podia assistir à apresentação justamente por trabalhar fazendo a segurança da mesma, a fã de MS deu um ingresso para a mulher.

Suelen foi filmada chorando e ganhou ingresso de Samara - (Fotos: Reprodução das Redes Sociais)
Suelen foi filmada chorando e ganhou ingresso de Samara – (Fotos: Reprodução das Redes Sociais)

Fãs de Taylor Swift também foram para São Paulo e Rio de Janeiro prestigiar a cantora. Lamentavelmente, uma admiradora sul-mato-grossense da artista acabou falecendo após passar mal no show. O caso de Ana Benevides foi noticiado em jornais de todo o Brasil.

Chipa com mel

No mesmo mês, já há um bom tempo no ar, a novela “Terra e Paixão” decidiu ensinar uma receita de chipa e falou da iguaria paraguaia pela primeira vez em mais de 150 capítulos do folhetim. O problema é que, na trama, os personagens citaram que a receita leva mel e canela, e ainda passaram mel na chipa como se fosse ketchup. Dias depois, a novela se redimiu levando o sobá, prato típico de MS, para a casa dos brasileiros.

Mel na chipa e sobá em "Terra e Paixão" - (Fotos: Reprodução, TV Globo)
Mel na chipa e sobá em “Terra e Paixão” – (Fotos: Reprodução, TV Globo)

Almir Sater e seu chinelo de dedo

Enquanto alguns artistas repercutiam por ataques de estrelismo, Almir Sater mostrou ser “gente como a gente” ao surgir calçando um simples chinelo de dedo. A aparição, registrada por fãs, aconteceu no Parque das Nações Indígenas, enquanto ele se preparava para se apresentar no local. O jeitão despojado de Almir encantou os sul-mato-grossenses, que não pouparam elogios ao cantor.

Almir Sater apareceu bem despojado no Parque das Nações - (Fotos: Reprodução, Instagram)
Almir Sater apareceu bem despojado no Parque das Nações – (Fotos: Reprodução, Instagram)

Cueca na porta do shopping

Dezembro marcado pelo “espírito natalino”, trouxe leveza e diversão para a população. Cueca encontrada na porta do Shopping Campo Grande foi um dos causos do derradeiro mês de 2023. Questionamentos se a peça íntima estava “freada”, era nova ou usada dominaram os comentários nas redes sociais. O fato inusitado arrancou algumas risadas de clientes do local e moradores da Capital.

cueca shopping campo grande
Cueca na porta de shopping chamou atenção – (Foto: Fala Povo, Midiamax)

Funada afronta Coca-cola em Campo Grande

Para encerrar com chave de ouro, às vésperas do Natal, os campo-grandenses foram “presenteados” com uma cena daquelas que só se vê em Campo Grande. Reacendendo a “treta” após ter tirado a Coca-Cola “do buraco”, a empresa de refrigerantes Funada afrontou a concorrente na Avenida Afonso Pena no dia 15 de dezembro.

Meses após viralizar o vídeo de um motorista de caminhão da Funada ajudando um caminhão da Coca-cola a desatolar na Capital, a empresa com filial na cidade “peitar” a Coca durante a tradicional caravana natalina da mesma, distribuindo refrigerantes e salgadinhos da marca de graça.

A rivalidade escancarada, bem como a distribuição gratuita de alimentos, fizeram a população concluir: “isso é puro suco campo-grandense”.

E para 2024, o que nos espera? Quais serão as pérolas do ano que vem aí?

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.