Para quem achava que a situação não poderia piorar, a novela “Terra e Paixão”, ambientada em Mato Grosso do Sul, voltou a cometer gafes envolvendo a representação da chipa paraguaia, prato típico em MS. É que, após ensinar a receita da iguaria de maneira completamente errada, o folhetim assinado por Walcyr Carrasco foi além e mostrou a protagonista Aline (Bárbara Reis) e sua mãe Jussara (Tatiana Tibúrcio) passando mel na chipa como se fosse ketchup.

É sério isso? Pois bem, acredite. Como já era esperado, “Terra e Paixão” mostrou a chipa pronta e os personagens Jussara, João (Matheus Assis) e Aline comendo o quitute que prepararam no capítulo de terça (7). Logo que episódio desta quarta (8) começou, mãe, filho e avó apareceram sobre a mesa degustando a iguaria.

Você já viu alguém passar mel na chipa? - (Foto: Reprodução, TV Globo)
Pelo menos no formato da ferradura acertaram – (Foto: Reprodução, TV )

O problema é que, além de ensinar aos telespectadores que a massa da chipa leva mel, água e canela, na hora de comer o salgado, as personagens também passaram mel no preparo como se fosse ketchup.

“Huum, que delícia! Agora eu sei fazer a melhor chipa do mundo. E eu aprendi com a melhor mãe do mundo e com a melhor vó também”, disse João para Aline e Jussara, falando da chipa com mel e canela. “Mãe, guarda um pedaço para o Caio (Cauã Reymond), pra eu levar pra ele amanhã?”, acrescentou o menino.

Você já viu alguém passar mel na chipa? - (Foto: Reprodução, TV Globo)
Você já viu alguém passar mel na chipa? – (Foto: Reprodução, TV Globo)

Maior bafafá

Conforme já relatado em reportagens do MidiaMAIS, ainda não se sabe de onde a novela tirou que se come chipa com mel, já que, nem em Mato Grosso do Sul e nem no Paraguai, este ingrediente faz parte do preparo. Canela então… muito menos, como ensinou o texto encabeçado pelos autores Walcyr Carrasco e Thelma Guedes.

Até o momento, ninguém se manifestou dizendo já ter provado essa combinação diferente, criada pela trama ambientada no Estado. Seria uma nova receita de chipa doce, ou os roteiristas do folhetim fizeram uma releitura, uma reinterpretação da iguaria?

O fato é que a abordagem da chipa na novela das nove da TV Globo chocou os sul-mato-grossenses, que não acreditaram quando viram a cena, responsável por diversos comentários indignados nas redes sociais. “Dava tempo de apagar elas passando mel na chipa, mas conseguiram piorar o que já estava ruim”, observou um telespectador, sobre “Terra e Paixão” ter insistido na história da chipa com mel por dois capítulos seguidos.

Vale lembrar que, antes disso, o fato do folhetim não ter levado às telas representações da sul-mato-grossense, como a própria chipa, já indignava os moradores. Agora, quando se propôs a dar luz à questão, a trama de Walcyr Carrasco cometeu gafes tão absurdas que, ao invés de agradar os sul-mato-grossenses, fez os mesmos detestarem a equivocada representação.

Histórico da chipa em Terra e Paixão

Depois de cinco meses no ar sem falar em sopa paraguaia e outras iguarias sul-mato-grossenses, inclusive provocando a revolta dos moradores, a novela “Terra e Paixão” se propôs a ensinar receita de chipa no capítulo desta terça-feira (7).

Só que, ao invés da receita como todos conhecem, o folhetim ambientado em Mato Grosso do Sul detalhou o preparo e citou mel e canela como ingredientes indispensáveis da massa.

Na cena em questão, a protagonista Aline (Bárbara Reis) decidiu cozinhar com o filho João (Matheus Assis) para “se alegrar e mandar a tristeza embora”. “O que você acha da gente fazer uma chipa?”, convidou ela, tarde da noite. “Huum, chipa! Meu preferido”, respondeu o menino.

Relembre os detalhes:

Confira uma receita mais correta de chipa:

Ingredientes

  • leite
  • 2 ovos
  • 100 g de margarina
  • 500 g de queijo ralado
  • 400 g de polvilho doce
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque os ovos, a margarina, o queijo ralado e o polvilho em um recipiente e misture bem. Em seguida, acrescente leite em pequenas quantidades até a massa chegar ao ponto. O ponto correto é quando a massa não gruda mais nas mãos.
  2. Modele a massa em porções em formato de ferradura, como na imagem acima.
  3. Coloque a massa da chipa em assadeira untada e leve ao forno previamente aquecido, a mais ou menos 180ºC.
  4. Deixe assar por cerca de 20 minutos.
Chipa de R$ 1 em Campo Grande | Foto: Leonardo de França, Midiamax mel novela
Chipa de R$ 1 em | Foto: de França, Midiamax

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.