Definição de convenções e redução do ICMS da gasolina marcaram semana política em MS
Além de convenções, investigações no interior do Estado também movimentaram o cenário político
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A redução do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos combustíveis e definição de datas das convenções movimentaram a semana política em Mato Grosso do Sul. Marcada pelas ações do Estado para derrubar a Lei Complementar 192/2022, a semana terminou com MS aderindo o teto de 17% do imposto sobre a gasolina, etanol e gás natural.
O Decreto nº 15.990/22 foi publicado em edição extra do DOE (Diário Oficial do Estado) da quarta-feira (6) e assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Renato Adler Ralho. Segundo a Lei Federal, os combustíveis, o gás natural, a energia elétrica, as comunicações e o transporte coletivo ficam limitados ao percentual de 17%.
Em nova ação, MS e mais 11 estados pediram ao STF (Supremo Tribunal Federal) que suspenda parcialmente a decisão de baixar o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis. O documento, do Conpeg (Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e Distrito Federal), foi protocolado um dia após Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciar a decisão de baixar o ICMS.
Definição de convenções
Liberadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para acontecerem entre 20 de julho e 5 de agosto, as convenções começaram a tomar forma em MS. Legendas do Estado garantem datas para lançar pré-candidatos, entre as com convenções confirmadas estão: MDB, PSB, PCO, Novo, Republicanos e Psol.
Na corrida presidencial, quatro pré-candidatos já confirmaram datas para as convenções que oficializam a candidatura ao Planalto. O primeiro a realizar evento é o PDT, para homologar a candidatura de Ciro Gomes em 21 de julho.
Apesar de ter previsão para 25 de julho, a convenção nacional do MDB ainda não foi confirmada. Assim, Simone Tebet ainda não tem data para homologar a candidatura ao Planalto em evento do partido.
Votação de PEC
Nesta quinta-feira (7), a Câmara dos Deputados começou a discussão sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Estado de Emergência, que tramita em conjunto com a PEC sobre estímulos tributários aos biocombustíveis (PEC 15/22). No entanto, as propostas tiveram votação adiada pela falta de quórum.
Na última quarta-feira (6) aconteceu a última reunião da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Câmara Municipal de Campo Grande, antes do recesso a Comissão aprovou 125 projetos de lei. Das 132 propostas pautadas, uma foi retirada pelo autor, cinco foram arquivadas de forma unânime e outra cabe a apresentação de recursos.
Ainda nesta semana, o Governo de Mato Grosso do Sul publicou a Lei nº 5.916, que dispõe as diretrizes para elaboração e para execução da lei orçamentária de 2023. A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) ainda não tem a previsão de cortes após perdas de R$ 692 milhões com ICMS — depois da redução para 17% do imposto sobre os combustíveis.
Investigações
O MPMS (Ministério Público do Mato Grosso do Sul) encaminhou um ofício a Delegacia-Geral de Polícia Civil pedindo a abertura de inquérito contra o vereador Tiago Vargas (PSD). O Ministério aponta abuso de autoridade em situação denunciada por uma enfermeira, que alega ter sido humilhada pelo parlamentar na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário.
Por fim, a secretaria de saúde da cidade de Selvíria, a 399 quilômetros de Campo Grande, foi alvo de uma operação do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado). Após denúncias de fraude e licitações, peculatos e associação criminosa, a pasta passou por investigação iniciada nesta quinta-feira (7).
Notícias mais lidas agora
- Turista tem costela quebrada ao descer de tobogã durante confraternização em MS
- Candidatos reclamam de prejuízos após concurso considerado irregular ser suspenso em MS
- ‘Parte de mim também morreu’: A 5 dias de júri por morte de Sophia, pai fala sobre a dor da ausência da menina
- Justiça marca audiência em ação que aponta fraude em contratação 3 vezes mais cara feita por Reinaldo
Últimas Notícias
Distrito de Anhanduí recebe atendimento itinerante do Detran-MS nesta semana
Agência itinerante será montada na Escola Municipal Isauro Bento Nogueira
Problema recorrente, Unei Dom Bosco tem dia sem água e energia
No último dia 18, Defensoria Pública constatou graves violações aos direitos dos menores infratores
Turista tem costela quebrada ao descer de tobogã durante confraternização em MS
Homem descia do tobogã quando um adolescente que seguia logo atrás caiu na piscina com os pés nas costas dele
‘Gênios da matemática’ do Pantanal esperam arrecadar R$ 227 mil para Olimpíadas na Tailândia
Equipe criou vaquinha on-line com o sonho de disputar a Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.