Em 2019, o (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) foi alvo de investigação por causa de concurso. Internamente, o órgão suspendeu duas vistoriadoras e protagonizou uma série de quedas no sistema.

Investigações

Investigadas pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) por suspeita de usar laranjas e lavagem de dinheiro, as (Empresas Credenciadas de Vistoria) Focar e Contato foram suspensas cautelarmente pelo em 27 de junho deste ano.

A medida ocorreu porque, em maio passado, o Ministério Público recomendou ao Governo do Estado a suspensão de contratos com as duas empresas investigadas. Confira aqui reportagem com detalhes da apuração.

Em setembro, veio à tona investigação contra o Detran por suspeita de fraude em concurso público para favorecer apadrinhados por políticos que têm influência no órgão estadual. Segundo os indícios levantados na , uma ‘reclassificação’ no Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso no Quadro Permanente de Pessoal do Detran-MS realizado em 2014 alterou a ordem dos aprovados em março deste ano.

Quedas do sistema

No Jornal Midiamax, reportagens contam queda no sistema do Departamento Estadual de Trânsito desde janeiro, com a última em dezembro. Em 14 de janeiro, o próprio órgão suspendeu alguns serviços após falta de conexão com o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Com isso, serviços como vistoria e transferência de veículos, emissão de CRLV, CRV e CNH, além da liberação de veículos foram suspensos.

No segundo mês do ano, no dia 21, já faziam três dias no quais a equipe técnica da SGI (Superintendência de Gestão da Informação) atuava para solucionar a falha. O problema afetou serviços referentes a veículos.
Há notícias sobre quedas em maio, agosto, setembro, outubro.

Em um mês, o sistema ficou fora do ar por pelo menos duas vezes na mesma semana. Os serviços afetaram todas as agências na ocasião.