As (Empresas Credenciadas de Vistoria) Focar e Contato, investigadas pelo MPMS (Ministério Público Estadual) por suspeita de usar laranjas e de lavagem de dinheiro, foram suspensas cautelarmente pelo (Departamento Estadual de Trânsito), conforme portaria publicada nesta quinta-feira (27).

A decisão, assinada pelo diretor-presidente do Detran-MS, Luiz Carlos da Rocha Lima, suspende as ECVs por 90 dias e ocorre após recomendação do MPMS comunicada em maio. O caso também é apurado pela corregedoria do órgão de trânsito, após o MPMS enviar documentos que apontam os indícios de crimes.

As empresas suspensas começaram a ser investigadas pelo MPMS a partir do Procedimento Investigatório Criminal que tramita na 31ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Capital.

No procedimento, a Promotoria apura a ocorrência dos crimes de lavagem de capitais, falsidade ideológica e delitos correlatos em um esquema criminoso que utilizaria terceiros como “laranjas” no quadro societário de ECVs, com a finalidade de obter o credenciamento fraudulento destas empresas junto ao Detran-MS.

Operação Vistoria

No último dia 10 de abril, o Gecoc (Grupo Especial de Combate à ) cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nas ECVs, em uma garagem de revenda de veículos e nas residências de Geraldo Souza e de Nelson Gonçalves Lemes, dentro da Operação Vistoria.

O inquérito do MPMS encontrou também evidências de que Lemes, ex-diretor de Registro e Controle de Veículos do Detran-MS, seria o verdadeiro proprietário da empresa Veiculares Eireli, empresa flagrada pelo Jornal Midiamax em fraude na vistoria de veículos.

No caso, o proprietário da empresa “no papel”, Antônio Gregório, seria “laranja” de Nelson. A suspeita já havia sido assunto de reportagem, e a empresa, obviamente, negou.

Além do ex-diretor, o MPMS teria encontrado fortes indícios de que Geraldo Souza seria o real proprietário da Contato Vistoria Automotiva, na Avenida Bandeirantes, também em . Ele seria dono de empresa de garagem de revenda veicular localizada na mesma via, e que estaria em nome de sua filha.