Sul-mato-grossense que lutou contra o nazismo na 2ª Guerra completa 105 anos em Ponta Porã
Justino Pires de Arruda faz aniversário nesta quinta-feira (12) e teve homenagens canceladas após ser internado
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul tem se destacado como celeiro de “supercentenários” e, nesta quinta-feira (12), mais um deles completa nova idade. O senhor Justino Pires de Arruda, ex-combatente na Segunda Guerra Mundial, comemora seus longevos 105 anos. Para celebrar a data, o pracinha receberia uma medalha da casa do expedicionário, em Ponta Porã (MS), onde vive atualmente, mas o evento foi cancelado após ele ser internado com complicações de saúde.
Com mais de um século de vida, Justino é mais um representante dos “supercentenários” de MS, com o “plus” por ter participado da 2ª Guerra e lutado contra o nazismo. Além de sobreviver ao conflito, o sul-mato-grossense natural da cidade de Amambai, conseguiu o feito de passar dos 100.
Nascido em 12 de dezembro de 1919, ele ingressou no Exército Brasileiro em 1939 e prestou serviço militar até 1940. Contudo, foi convocado para a guerra em 1942, aos 23 anos de idade.
O embarque para o combate na Itália, no 1º escalão da FEB (Força Expedicionária Brasileira), ocorreu em 2 de julho de 1944, junto com outros 5 mil soldados, para lutar contra os nazistas. O retorno para o Brasil ocorreu um ano depois, em julho de 1945.
Depois que voltou da guerra, Justino saiu do Exército e trabalhou por muitos anos na roça e se mudou com a família para Ponta Porã, onde vive até hoje. Na cidade, conseguiu um emprego de auxiliar de faxineiro no 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado, onde permaneceu por algum tempo.
Homenagem a Justino Pires de Arruda
Este ano, o Brasil comemora os 80 anos do início das operações da FEB na 2ª Guerra e seu Justino é o único pracinha remanescente em Mato Grosso do Sul. A Força Expedicionária estima que ainda restam cerca de 50 ex-combatentes vivos no país.
Para deixar a ocasião ainda mais especial, nesta quinta-feira (12), Justino receberia em Ponta Porã a medalha da casa do expedicionário, em uma cerimônia especial feita para ele com direito a banda e tudo. No entanto, a família informou ao Jornal Midiamax que o pracinha foi internado na última terça (10) e todas as homenagens que seriam realizadas foram canceladas.
“Quem diria que hoje, 80 anos depois, por um simples capricho divino, nós estivéssemos sendo honrados com a presença e aniversário de um integrante da FEB, um protagonista de toda a Campanha da Itália? Ainda temos heróis, ainda temos motivos para nos orgulhar e o sr Justino é um deles”, diz a FEB ao celebrar os 105 anos do pracinha.
Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
Notícias mais lidas agora
- ‘Nos próximos dias’, diz Adriane Lopes sobre reajuste na tarifa de ônibus em Campo Grande
- Policial civil é encontrado morto em delegacia de Campo Grande
- Servidor federal que bateu carro no Camelódromo de Campo Grande é solto com fiança de R$ 5 mil
- Carro cai em lagoa e quatro pessoas morrem afogadas no interior de MS
Últimas Notícias
Autor é preso após matar homem durante discussão com ex em Deodápolis
Crime aconteceu no sábado (11) em uma conveniência da cidade
Brasil e Benin estreitam relações diplomáticas
Viagem reforça laços históricos e culturais entre as duas nações
Família de homem com deficiência mental, morto por americano em MS, pede indenização de R$ 3,2 milhões
Crime aconteceu em julho de 2023 e até hoje família aguarda por respostas da Justiça
Observação de encontro de Saturno e Vênus será visível a olho nu em Mato Grosso do Sul
Nos próximos dias, seis planetas devem se alinhas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.