Pular para o conteúdo
Transparência

Horas após empresa de TI rebater Detran-MS, sistema volta a funcionar

Depois de culpar empresa de tecnologia e ter informação rebatida, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) teve os sistemas normalizados no fim da tarde desta quinta-feira (21). Mais cedo, empresa que seria responsável por apagão nos serviços informou que problemas estariam em servidores próprios do departamento. Em nota publicada nesta tarde, o Governo do Estado […]
Arquivo -
(Foto: Minamar Junior | Midiamax)
(Foto: Minamar Junior | Midiamax)
Horas após empresa de TI rebater Detran-MS, sistema volta a funcionar
(Foto: Minamar Junior/Arquivo Midiamax)

Depois de culpar empresa de tecnologia e ter informação rebatida, o (Departamento Estadual de Trânsito) teve os sistemas normalizados no fim da tarde desta quinta-feira (21). Mais cedo, empresa que seria responsável por apagão nos serviços informou que problemas estariam em servidores próprios do departamento.

Em nota publicada nesta tarde, o Governo do Estado afirmou que o atendimento do órgão está normalizado. “O sistema foi restabelecido e todos os serviços prestados pelo órgão voltaram ao normal”, informou o Estado.

Desde a última terça-feira (19), seis mil procedimentos de emplacamento, transferência, alienação ou desalienação e liberação de veículo do pátio deixaram de ser feitos em todo o Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Detran-MS, quem precisar dos serviços que voltaram a ser oferecidos podem procurar agências a partir desta sexta-feira (22), sem que prazos sejam prejudicados.

Empresa rebateu

Ao Jornal Midiamax, a B3, que é proprietária do SNG (Sistema Nacional de Gravames), afirma que a mesma infraestrutura disponível para todos os Detrans do Brasil é a do Mato Grosso do Sul e que em todo o país o sistema opera normalmente.

“Especificamente para o estado do Mato Grosso do Sul, fomos alertados sobre uma instabilidade sistêmica que, em uma primeira análise, não está relacionada a indisponibilidade do sistema da B3 – que continua operando normalmente em todos os demais estados brasileiros”.

A assessoria de imprensa da empresa afirma, ainda, que há análises em andamento para detectar se o problema está no servidor próprio do Detran-MS.

“Ainda assim, a B3 já está mobilizando todos os seus recursos de assistência em tecnologia e infraestrutura para, em conjunto com o Detran do estado, normalizar o processo de registro de gravames de veículos do MS de forma mais breve possível”, disse.

A informação corroboraria denúncia feita ao Jornal Midiamax de que a queda do sistema teria relação com uma espécie de manobra para limpar dados de veículos do Estado. O Detran-MS, contudo, nega a informação e afirma que nenhum dado foi perdido desde a queda do sistema.

Apagão

Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (21), o diretor de Tecnologia da Informação do Detran-MS, Robson Roberto Alencar, detalhou que o SNG (Sistema Nacional de Gravames) é o que está fora do ar desde a última terça-feira (19).

A empresa B3 (Brasil Bolsa Balcão) é a proprietária do sistema e, desde que a queda foi registrada em todo o país, foi acionada para regularizar a situação. Ocorre que, segundo Detran, inicialmente constatou-se que em outros estados o problema era a queda de um link da Embratel.

A situação teria sido normalizada em todos os estados, menos em Mato Grosso do Sul, que segue com interrupção em cerca de 2 mil serviços por dia. Em contato com o Detran-MS, a B3 teria afirmado que inicialmente não se tratava de problema nos equipamentos deles.

Até o momento, nenhum técnico da empresa veio a Mato Grosso do Sul analisar os equipamentos instalados no Detran. Os técnicos estaduais fazem monitoramento nos aparelhos, mas a solução definitiva estaria sob responsabilidade da empresa proprietária do sistema de emissão de gravames.

Também segundo o chefe da TI do Detran-MS, a troca dos aparelhos por parte da B3 ainda não teria ocorrido porque a empresa espera um parecer do fabricante, que constataria se o problema é mesmo nos equipamentos.

“Não houve perda de dado nenhum. Uma vez que não tem como acessar a base, então não houve novos registros, inclusões ou alterações. O que foi feito de operação não tem como se perder. O problema são as novas operações que não podem ser feitas”, disse.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
corumbá santa casa

Justiça mantém condenação de médico que cobrava de pacientes do SUS e humilhou mulher

martnalia posta foto seminua

Mart’nália posta foto seminua para homenagear Ney Matogrosso: ‘delícia’

VÍDEO: Família acusa vizinho de arrastar e agredir adolescente com barra de ferro em Campo Grande

Madrugada pode ter tempestade com granizo em Mato Grosso do Sul, alerta Inmet

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘de pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

vereador indenização axilas pelos

Ex-vereador terá que pagar R$ 20 mil por expor pelos da axila de moradora em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘de pé e sem cautela’

Justiça diz que é responsabilidade do Consórcio prestar serviço adequado e mandou empresa bilionária pagar multa de R$ 10 mil

Política

‘Estupidez de ditaduras’, avalia Zeca sobre polêmica com soldados da PM

Deputado prometeu acionar a PM cobrando esclarecimentos

Polícia

Grito de guerra violento com recém-formados da PMMS não foi criado pela instituição, diz Governo

Após o vídeo viralizar nas redes sociais, Governo disse que os fatos serão apurados

Le Blog Maria Antonia

Miley Cyrus promete surpresa para os 20 anos de ‘Hannah Montana’

Miley Cyrus quer celebrar em grande estilo os 20 anos da estreia de Hannah Montana, série que marcou o início de sua carreira. Em entrevista ao programa TikTok Radio, da rádio SiriusXM, a cantora revelou que pretende criar algo especial para comemorar o marco em 2026. “Quero criar algo realmente especial para o programa, porque … Continued