Prefeita de Campo Grande nomeia interino para secretaria de Segurança

Titular da pasta pediu demissão alegando motivos pessoais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
secretaria de Segurança
Gonzaga trabalhou ao lado do ex-secretário Valério Azambuja. (Foto: Arquivo, Jornal Midiamax, Leonardo de França)

A prefeita da Capital, Adriane Lopes (Patriota), nomeou o comandante da GCM (Guarda Civil Metropolitana), Anderson Gonzaga, como interino da Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social). O decreto de pessoal foi publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) na terça-feira (20).

A nomeação de Gonzaga é retroativa a 12 de dezembro, quatro dias após a demissão de Valério Azambuja. Em carta à prefeita, ele alegou “motivos pessoais” para deixar o cargo, no qual estava desde 2017.

O comandante está na GCM desde 2009, tem graduação em Segurança Pública e pós-graduação em Inteligência Policial e Segurança Pública.

Trocas no secretariado

Em novembro, Adriane anunciou aos seus correligionários que trocará quase todo o secretariado. A conversa nos corredores da Câmara era uma só: a de que apenas o secretário de Cultura, Max Freitas, ficaria no cargo.

No entanto, a prefeita espera o momento adequado para fazer o anúncio. Segundo fontes ouvidas pelo Jornal Midiamax, Lopes acredita ser ainda muito cedo para fazer a mudança. Isso porque o ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), tinha acabado de ser derrotado nas urnas.

“Mal acabou o primeiro turno das eleições. O Marquinhos amargou o 6º lugar, o que teria tirado o prestígio dele em manter ou não alguém no cargo”, disse um dos correligionários sobre a conversa da prefeita com o grupo.

A ideia foi transmitida ao grupo no dia 5 de outubro, durante reunião. “Só deve mesmo ficar o secretário de Cultura. Os outros todos serão trocados. E a justificativa é a de que é a administração dela, né? É preciso tocar uma nova gestão”, disse.

Já foram exonerados o secretário de Governo, Antônio Lacerda, o adjunto, Robison Gatti, e o de Gestão, Agenor Mattiello, que foi substituído pela servidora de carreira Maria das Graças de Macedo. Luciano Martins e o adjunto, João Marcelo Pereira, deixaram a Funsat (Fundação Social do Trabalho).

Adriane levou a então adjunta da SAS, Thelma Fernandes Mendes Nogueira Lopes, para sua chefia de gabinete. Alex Gonçalves deixou a função que ocupava desde o primeiro mandato de Marquinhos.

A secretária municipal da Juventude, Laura Miranda, foi substituída por Wilton Celeste Candelório. A secretária-adjunta passou a ser Michele dos Santos Ferreira, que assumiu no lugar de Nikythelms Guesso.

Ana Luiza Lourenço de Oliveira Lima foi nomeada subsecretária do Bem-Estar Animal após o afastamento de Ana Cristina Camargo de Castro. Ralphe Nogueira saiu da Secretaria-Executiva de Compras Governamentais e assumiu Isaac de Araújo. E Inês Mongenot Santana foi indicada como secretária-adjunta de Assistência Social.

Já Alelis Gomes deixou o comando da Semed (Secretaria Municipal de Educação) para ser adjunta de Lucas Bitencourt. Alexandre Ávalo retornou ao comando da PGM (Procuradoria-Geral do Município).

Conteúdos relacionados

Agência Brasil
prefeita eldorado