Nesta segunda-feira (5), Marcelino Pereira dos Santos foi exonerado do cargo de Procurador-Geral de . Assim, Alexandre Ávalo Santana foi nomeado para exercer a função na Capital.

A troca foi publicada em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). A prefeita Adriane Lopes (Patriota) assina as mudanças e designa Marcelino para desempenhar o cargo de Procurador-Geral adjunto.

Então, as mudanças são válidas a partir desta segunda-feira (5). O advogado Alexandre Ávalo Santana retorna aos serviços de Procurador-Geral da Capital.

Em agosto, ele pediu demissão para participar da eleição da lista sêxtupla pela OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso do Sul) para desembargador do TJMS (Tribunal de Justiça).

Ávalo passou para a lista tríplice como o mais votado, mas foi preterido por Ary Raghiant Neto.

Desde então, o procurador Marcelino Pereira dos Santos chefiava o órgão. “Conversamos [eu e a prefeita] nesta semana e ontem [quarta-feira, 30] aceitei o convite. Ela confia na nossa competência e no nosso trabalho técnico”, disse ao Jornal Midiamax.

Secretariado

No início do mês de novembro, Adriane anunciou aos seus correligionários que trocará quase todo o secretariado. Assim, a conversa nos corredores da Câmara era uma só: a de que apenas o secretário de Cultura, Max Freitas, ficaria no cargo.

No entanto, a prefeita espera o momento adequado para fazer o anúncio. Segundo fontes ouvidas pelo Jornal Midiamax, Lopes acredita ser ainda muito cedo para fazer a mudança. Isso porque o ex-prefeito de Campo Grande, (PSD), tinha acabado de ser derrotado nas urnas.

“Mal acabou o primeiro turno das eleições. O amargou o 6º lugar, o que teria tirado o prestígio dele em manter ou não alguém no cargo”, disse um dos correligionários sobre a conversa da prefeita com o grupo.

A ideia foi transmitida ao grupo no dia 5 de outubro, durante reunião. “Só deve mesmo ficar o secretário de Cultura. Os outros todos serão trocados. E a justificativa é a de que é a administração dela, né? É preciso tocar uma nova gestão”, disse.

Trocas

Então, já foram exonerados o secretário de Governo, Antônio Lacerda, o adjunto, Robison Gatti, e o de Gestão, Agenor Mattiello, que foi substituído pela servidora de carreira Maria das Graças de Macedo. Luciano Martins e o adjunto, João Marcelo Pereira, deixaram a Funsat (Fundação Social do Trabalho).

Adriane levou a então adjunta da SAS, Thelma Fernandes Mendes Nogueira Lopes, para sua chefia de gabinete. Alex Gonçalves deixou a função que ocupava desde o primeiro mandato de Marquinhos.

Assim, a secretária municipal da Juventude, Laura Miranda, foi substituída por Wilton Celeste Candelório. A secretária-adjunta passou a ser Michele dos Santos Ferreira, que assumiu no lugar de Nikythelms Guesso.

Ana Lourenço de Oliveira Lima foi nomeada subsecretária do Bem-Estar Animal após o afastamento de Ana Cristina Camargo de Castro. Ralphe Nogueira saiu da Secretaria-Executiva de Compras Governamentais e assumiu Isaac de Araújo. E Inês Mongenot Santana foi indicada como secretária-adjunta de Assistência Social.

Além disso, Alelis Gomes deixou o comando da Semed (Secretaria Municipal de Educação) para ser adjunta de Lucas Bitencourt.

Por fim, Sandro Trindade Benites foi nomeado como o novo secretário municipal de Saúde de Campo Grande. O vereador do Patriota teve a nomeação publicada em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) nesta segunda-feira (5).