A volta a campo nesta sexta-feira (2), contra Camarões, pela última rodada da Fase de Grupos da Copa do Mundo. Já classificado para as oitavas de final, o Brasil precisa apenas de um empate para se manter na liderança do Grupo G.

Com seis pontos e na primeira colocação, o Brasil precisa apenas de um empate para confirmar a liderança. Já Camarões precisa de uma vitória e torce por uma derrota ou empate da Suíça para conquistar uma colocação entre os dois melhores que avançam para as oitavas de final do Mundial.

A liderança da chave para o Brasil também poderá ser atingida com derrota, mas desde que a Suíça não consiga tirar uma desvantagem de três gols de saldo.

Os suíços, por sua vez, precisam vencer na última rodada para terem certeza da classificação. Se empatarem, terão de torcer para a seleção brasileira derrotar os camaroneses.

Apesar de estar atrás dos africanos na classificação, a Sérvia tem uma situação um pouco menos delicada. Uma vitória sobre os suíços será suficiente, se Camarões não derrotar o Brasil. Caso consiga esse feito, a classificação será decidida nos critérios de desempate.

Dentro do Grupo G, jogam simultaneamente com o Brasil, às 15h (de Mato Grosso do Sul), Suíça e Sérvia. A seleção suíça garante vaga com um empate, enquanto a Sérvia precisa vencer e contar também com a vitória do Brasil contra Camarões.

Possíveis adversários no mata-mata

Às 11h (horário de MS) acontecem as disputas do Grupo H. Desses confrontos é que vai sair o adversário do Brasil nas oitavas de final.

Uruguai enfrenta a Seleção de Gana em busca 2ª vaga no mata-mata, já que a 1º já é de Portugal. Já a Coreia do Sul tem pela frente o time de Cristiano Ronaldo.

Portugal lidera com 6 pontos e Gana aparece em 2º, com 3. Coreia do Sul e Uruguai estão empatados com 1 ponto, com os asiáticos com melhor saldo de gols.

Histórico do confronto

Esta será a terceira vez que Brasil e Camarões se enfrentam em Copas do Mundo. Os dois encontros anteriores também aconteceram na fase de grupos.

Em 1994, os brasileiros venceram por 3 a 0 – o atual técnico da seleção camaronesa, Rigobert Song, esteve em campo naquela ocasião. Com apenas 17 anos à época, ele acabou recebendo um cartão vermelho direto no segundo tempo.

Vinte anos mais tarde, na edição do Brasil 2014, os donos da casa se impuseram por 4 a 1 graças a dois gols de Neymar, um de Fred e outro de Fernandinho. Joël Matip descontou para a equipe africana.

No cômputo geral, o retrospecto entre os dois países é de cinco vitórias para o Brasil e uma para Camarões, em 2003, pela Copa das Confederações. Os brasileiros perderam de 1 a 0 com gol de Samuel Eto'o, um motivo de esperança para o time que precisa de uma façanha diante dos pentacampeões mundiais.

Classificados para as oitavas da Copa do Mundo

Com a fase de grupos se encaminhando para o final, o mata-mata já começa a se desenhar. Apenas FrançaBrasil e Portugal garantiram a vaga antecipada para a próxima fase.

Na terça-feira (29), Holanda e Senegal garantiram seus lugares na competição pelo Grupo A, assim como Inglaterra e Estados Unidos dentro do Grupo B. Agora, Holanda enfrenta os EUA, no sábado (3), no início do mata-mata, e Senegal pega a Inglaterra, no domingo (4).

Já na quarta-feira (30) foi a vez de AustráliaArgentina e Polônia asseguraram a permanência na competição. Os argentinos voltam a campo no sábado contra a Austrália. A Polônia enfrenta a no domingo.

Na quinta-feira (1º), o Marrocos fez história ao vencer o Canadá (que já estava eliminado), por 2 a 1, enquanto a Croácia eliminou a Bélgica com um empate sem gols, no Grupo F.

Dentro da chave E, o Japão assegurou sua vaga derrotando a Espanha e a Alemanha superou a Costa Rica. Entretanto, pela pontuação e saldo de gols, foram os japoneses e espanhóis que passaram para a próxima fase.

No mata-mata, Japão enfrenta a Croácia na segunda-feira (5), enquanto o Marrocos pega a na terça-feira (6).