Depois de uma inesperada derrota na estreia para a e de uma dramática vitória sobre o México em jogo que poderia provocar sua eliminação antecipada da Copa do Mundo, a fez, nesta quarta-feira (30), sua melhor atuação no Catar.

Com controle das ações do primeiro ao último minuto de jogo, a equipe sul-americana derrotou a Polônia por 2 a 0, assegurou sua classificação para as oitavas de final e, de quebra, subiu para o primeiro lugar do Grupo C.

O placar final da partida nem refletiu o que foi a partida. Os argentinos não saíram do campo de ataque, desperdiçaram várias oportunidades de gol, perderam um pênalti (com Lionel Messi, defendido por Wojciech Szczesney) e poderiam tranquilamente ter goleado.

Mas o 2 a 0 foi suficiente para deixar a Argentina no topo de sua chave. Com seis pontos conquistados, os bicampeões mundiais enfrentam, no sábado (3), a , segunda colocada do Grupo D.

Já a Polônia travou uma disputa cabeça a cabeça pela classificação com o México. A briga foi tão disputada que, durante muito tempo, parecia que seria decidida pelo número de cartões. No fim das contas, os europeus levaram a melhor no saldo de gols, irão à próxima fase e jogarão contra a França.

A Argentina mandou bem demais no ataque nesta quarta, mas sua defesa também fez bonito e praticamente não foi ameaçada pela Polônia. Aliás, isso é uma constante para esse time. A seleção de Lionel Scaloni não sofreu gol em 15 das 18 últimas partidas que disputou.