Austrália derrota Dinamarca e vai às oitavas pela primeira vez em 16 anos
França, mesmo perdendo para a Tunísia, continuou em 1º no Grupo D da Copa do Mundo, e a Austrália garantiu a 2ª vaga do mata-mata
Fábio Oruê –
Em confronto direto por uma vaga nas oitavas de final, a Austrália derrotou a Dinamarca no Estádio Al Janoub, em Al Wakrah, nesta quarta-feira (30). Após muita batalha dentro de campo, os “Socceroos” conseguiram um gol com Leckie, aos 15 minutos do segundo tempo, e se classificaram para a segunda fase.
Precisando vencer para avançar, a Dinamarca começou a partida dominando mais as ações. A Austrália, no entanto, soube ter paciência para esperar o seu momento. Com pouco mais de meia hora de bola rolando, o duelo já estava mais equilibrado.
A volta para a segunda etapa viu uma Dinamarca mais ansiosa, em busca do gol que valeria a classificação. No entanto, foi a Austrália quem golpeou antes. Em um contra-ataque de manual, Leckie subiu bem para driblar a defesa e marcar o primeiro gol da partida.
Um alívio para sua torcida, que já havia sido informada que a Tunísia, na outra partida da chave, havia saído à frente da França.
À frente no placar, os australianos souberam se defender bem para segurar o ímpeto dinamarquês. Apesar de controlar a posse de bola, os europeus não conseguiram achar o caminho do gol e acabaram eliminados da competição sem vencer um jogo sequer.
Esta foi a segunda vitória da Austrália na Copa do Mundo de 2022. O país nunca havia vencido dois jogos na mesma edição de Mundial e se classificou para as oitavas de final apenas pela segunda vez em toda sua história. A outra ocasião foi em 2006, na Alemanha.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.