O Debate Midiamax do 2º turno das eleições 2022 ao Governo do Estado desta segunda-feira (17) foi marcado pelas propostas do candidato tucano Eduardo Riedel (PSDB), em sabatina tranquila após a desistência do adversário, o candidato Capitão Contar (PRTB).

Transmitido em tempo real para os 79 municípios do Estado pela TV UOL, home do Jornal Midiamax, Facebook, YouTube, TVE, TV Imaculada, Rádio Difusora Pantanal e Rádio independente 90,9 Ind FM, além de um pool de rádios do interior de Mato Grosso do Sul, o Debate Midiamax também foi marcado pelos memes direcionados a Contar pela ausência no embate, avisada com menos de duas horas de antecedência.

capitão contar
Memes que circularam pelas redes sociais (Reprodução)

Os candidatos ao Governo do Estado no 2º turno já haviam se comprometido a comparecer no debate desde o primeiro turno e em ata ratificada no último dia 5 de outubro.

Propostas

Sem perguntas do adversário, o modelo do debate favoreceu ao candidato tucano, que teve como temas sorteados para conversar com o eleitor Emprego, Segurança Pública e Economia.

No segundo bloco, Riedel respondeu sobre como atuará caso Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito ou se Lula (PT) for eleito. Também como fará para conquistar votos dos adversários: tanto os que não foram eleitos como os de Contar.

Já no terceiro bloco, Riedel revelou as três perguntas que faria a Capitão Contar. A primeira seria sobre aceitar apoios de candidatos como Marquinhos Trad (PSD), a quem criticou no primeiro turno por ter se envolvido em denúncias de assédio sexual.

Depois, perguntaria sobre as críticas que o candidato faz à gestão tucana, sendo que até o slogan Contar estaria copiando de Reinaldo Azambuja. Por fim, a pergunta seria sobre projeto que regulamenta pesquisas eleitorais.

No último bloco, Eduardo Riedel criticou a ausência de Contar e classificou o ato como desrespeito ao eleitor.

Sem a presença da torcida, nem da plateia e nem do candidato Capitão Contar (PRTB) para ‘debater’, apoiadores de Riedel o receberam com festa do lado de fora do auditório. Fogos, sinalizadores e gritos de apoio foram lançados ao mesmo tempo em que o público carregava o candidato nos braços.

O candidato se comprometeu, ainda, a ir a todos os debates até a eleição. “Vou seguir participando de todos os debates, porque tenho palavra e propostas. Contar está fugindo porque não tem capacidade de debater, de apresentar propostas. Eu vou seguir tanto com minha campanha como com os debates, é um compromisso com o eleitor”, declarou Riedel ao Jornal Midiamax.

Recordes nas redes

O Debate Midiamax bateu o recorde do primeiro turno. No YouTube, a live de quase 50 minutos alcançou 12.146 telespectadores simultâneos, enquanto a mesma transmissão no Facebook ultrapassou os 8,7 mil acessos.

Ao invés de afugentar o eleitor sul-mato-grossense, a desistência de Capitão Contar despertou ainda mais interesse e fez Mato Grosso do Sul correr para ver o que estava acontecendo, fazendo os números superarem o confronto do primeiro turno.

No dia 19 de setembro, o primeiro Debate Midiamax em 2022 teve mais de 20 mil acessos simultâneos contando as transmissões ao vivo no YouTube (11,3 mil) e no Facebook (9,2 mil).

Confira a live do segundo Debate, tanto no Facebook, quanto no YouTube, e assista às declarações de Eduardo Riedel na busca pelo cargo de Governador de Mato Grosso do Sul nas eleições do dia 30 de outubro: