Pular para o conteúdo
Política

Interinos comandam quatro prefeituras em Mato Grosso do Sul

Moradores de Angélica, Bandeirantes, Paranhos e Sidrolândia assistiram os presidentes da Câmara Municipal tomar posse como prefeitos na semana passada ao invés dos eleitos em novembro. Todos eles estão com pendências na Justiça Eleitoral, o que impediu que assumissem os cargos. Álvaro Urt (DEM), em Bandeirantes; Daltro Fiúza (MDB), em Sidrolândia; Heliomar Klabunde (MDB), em […]
Arquivo -

Moradores de , , Paranhos e Sidrolândia assistiram os presidentes da Câmara Municipal tomar posse como prefeitos na semana passada ao invés dos eleitos em novembro. Todos eles estão com pendências na Justiça Eleitoral, o que impediu que assumissem os cargos.

Álvaro Urt (DEM), em Bandeirantes; Daltro Fiúza (MDB), em Sidrolândia; (MDB), em Paranhos; e João Cassuci (PDT), em Angélica não foram diplomados e foram impedidos de tomar posse.

Todos eles têm recursos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para validar suas candidaturas, que foram impugnadas. Se a corte acatar os argumentos da defesa dos quatro, eles assumem o cargo. Do contrário, o (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) convoca eleição suplementar.

Angélica

Cassuci foi eleito mais uma vez em Angélica, com 53,02% dos votos válidos. Ele teve sua candidatura indeferida por ter sido condenado por crime contra o sistema financeiro nacional. Ele recorreu ao TSE para garantir sua posse, mas a corte rejeitou o pedido.

O vereador Geraldo Rodrigues, o Boquinha (PSDB), eleito presidente da Câmara Municipal, assumiu o comando do Executivo municipal. Almir Fagundes (DEM), eleito vice-presidente, vai comandar a Casa de Leis enquanto Boquinha ocupar o Executivo Municipal. Adãozinho (MDB) e Alex Rodinha (PSDB) são o 1º e 2º secretários, respectivamente.

Bandeirantes

Urt recebeu 50,63% dos votos válidos em novembro. Ele teve o mandato cassado em setembro, e por isso, seu registro de candidatura foi impugnado. Ele recorreu duas vezes ao TRE, mas teve seu pedido negado por unanimidade, em novembro e dezembro.

Outro recurso está tramitando no TSE, mas o democrata já teve uma primeira decisão desfavorável e segue impedido de ser empossado.

Gustavo Sprotte (DEM) assumiu a prefeitura em seu lugar e coube a Sebastião Pregentino (MDB) presidir a Casa de Leis. Cícero de Sá (DEM) é o segundo vice-presidente, Luiz Marconatto (DEM) é o 1º secretário e Emerson Dutra (PSDB) assumiu a 2ª secretaria.

Paranhos

Klabunde foi eleito prefeito mesmo com o registro impugnado por ter contas reprovadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União). O emedebista recorreu ao TSE, mas um primeiro recurso foi negado. Outro aguarda julgamento.

Donizete Viaro (MDB) tomou posse como prefeito interino. O vice-presidente da Câmara, Hélio Acosta (PSDB), vai chefiar a Casa de Leis enquanto Viaro ocupar o Executivo Municipal.

Sidrolândia

Fiúza conquistou 46,44% dos votos, apesar de ter sido considerado inelegível por ter tido as contas reprovadas na sua primeira passagem pela prefeitura.

Na sua última tentativa para garantir a posse, a Justiça Federal negou o pedido para suspender a decisão do TCU . O emedebista ainda tem recurso aguardando julgamento no TSE.

Coube à (PP) assumir o cargo. Com isso,  fica no comando da Câmara o vice-presidente, Sandro Luiz (PSD). Gilson Galdino (Rede) e Cristina Fiuza (MDB) – filha de Daltro – foram eleitos primeiro e segundo secretários, respectivamente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Incêndio retorna a terreno no Jardim Seminário e moradores lamentam recorrência

assomasul diretoria

Assomasul irá pagar quase R$ 6,5 milhões por capacitação de servidores

Aquidauana é 3º município mais quente e com menor umidade do ar no país nesta quarta-feira

tereza crédito IR

Tereza apresenta relatório favorável e Senado aprova acordo com Chile sobre IR

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: Para roubar HB20, trio de criminosos agride e atira contra motorista na Vila Nasser

Últimas Notícias

Polícia

Jornalista é acusado de estuprar menino de 11 anos em Campo Grande

O suspeito é acusado de oferecer bebidas, comidas, jogos de videogame e piscina para 'conquistar' os menores de idade

Cotidiano

Com foco em assistência social, Mesa de Negociação de Campo Grande realiza primeira reunião

Iniciativa é uma das pioneiras no país e abre espaço de diálogo permanente

Política

Alems autoriza concurso público com vagas para ensino médio e superior

Último concurso foi realizado há quase dez anos e ofertou 80 vagas em 2016

Esportes

Aquidauana sedia 2ª etapa dos Jogos Abertos de MS; confira a programação

As competições acontecem entre os dias 5 e 7 de setembro