Eleita presidente da Câmara, Vandinha Camilo assume prefeitura de Sidrolândia
Vandinha Camilo (PP) fica na administração interina do município enquanto o TSE não decide destino do prefeito eleito, Daltro Fiuza (MDB).
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A vereadora Vandinha Camilo (PP) vai administrar Sidrolândia neste início de 2021. Ela foi eleita presidente da Câmara Municipal em sessão realizada hoje (1º).
Vandinha assume a prefeitura porque o prefeito eleito em novembro de 2020, Daltro Fiuza (MDB), teve candidatura barrada pela Justiça Eleitoral. Ele ainda briga no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para derrubar a impugnação.
Com Vandinha Camilo como prefeita interina, fica no comando da Câmara o vice-presidente, Sandro Luiz (PSD), também eleito nesta manhã. Gilson Galdino (REDE) e Cristina Fiuza (MDB) – filha de Daltro – foram eleitos primeiro e segundo secretários, respectivamente.
O resultado é uma vitória para o grupo de Daltro Fiuza, que superou a chapa encabeçada pela Professora Juscinei Claro (PP). Juscinei é irmã do deputado estadual Gerson Claro (PP) e tinha José Ademir Gabardo (PSDB) como candidato a vice-presidente. O PSDB é o partido de Enelvo Felini, derrotado nas urnas por Fiuza.
Daltro Fiuza teve 46,44% dos votos para prefeito de Sidrolândia no ano passado, mas pode não assumir o cargo por ter sido enquadrado pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) na Lei da Inelegibilidade (LC 64/1990). Ele já administrou o município por dois mandatos (de 2005 a 2012) e tem uma condenação por improbidade administrativa.
O emedebista recorreu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas um pedido de destaque formulado pelo ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto adiou julgamento no último dia 18 de dezembro.
O recurso de Fiuza corre no TSE desde o dia 17 de novembro. O relator do processo é o ministro Luis Felipe Salomão. Ainda não há nova data para julgamento.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Militar aposentado é preso por estupro de vulnerável no Coronel Antonino
A prisão do ex-militar ocorreu dentro da Operação Hagnos da Polícia Civil
Só ‘love’? Porco-espinho é capturado dando rolê em motel de Corumbá
Do motel, porco-espinho acabou mesmo foi no mato
Sexta-feira tem seis pontos de interdições de vias para realização de serviços e eventos
Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou as rotas que serão interditadas e solicitou respeito à sinalização provisória
Gilmar Mendes prorroga comissão que discute Lei do Marco Temporal até final de fevereiro
A última audiência estava marcada para o final de dezembro, mas o calendário ainda não previa sessões para a votação da proposta final
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.