eleição suplementar

Atual prefeita interina, Vanda estava no cargo desde janeirocandidatura barrada pela Justiça Eleitoral.

marcada para 2 de julho.

[Colocar ALT]

Vanda teve apoio

Antes mesmo do resultado oficial ser anunciado pelo TRE, apoiadores da prefeita eleita já se juntavam próximo à sua casa para sair em .

A campanha teve duas reviravoltas devido à pandemia de Covid-19. O TRE paralisou a corrida eleitoral em março por causa da alta de casos, e só autorizou a retomada no mês passado. Na semana passada, o candidato a vice de Enelvo, Moacyr do Vacaria, morreu por complicações da doença. Ele foi substituído por Sérgio Ocampos, também do Patriota.

Histórico

O novo pleito foi convocado pelo TRE após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidir manter a impugnação do registro de candidatura de Daltro Fiúza (MDB), eleito em novembro. Sem ser diplomado e consequentemente impedido de tomar posse, Vanda assumiu a prefeitura, após ser eleita presidente da Câmara Municipal.

Até dezembro de 2020, Marcelo Ascoli (PSD) comandava o município e deixou o cargo após desistir da reeleição. Ascoli era vice de Ari Basso (PSDB), eleito também em pleito suplementar em 2013.

Três anos depois, em 2016, ambos se enfrentaram nas urnas, e Ascoli acabou vitorioso. Basso chegou à prefeitura apoiado por Enelvo, impedido de tomar posse após ter a candidatura cassada em definitivo pelo TSE

Anteriormente, em 2008, Daltro venceu Enelvo. O emedebista teve 50,39% dos votos e o tucano registrou 40,91%. Quatro anos antes, Daltro foi eleito pela primeira vez, superando Ademir Osiro (PDT).

Pelo mesmo PDT, Enelvo foi reeleito em 2000, vencendo Daltro. Enelvo chegou à prefeitura em 1996, após ser derrotado em 1992 por João Lemes de Souza (PDS).

Daltro havia sido eleito pela primeira vez ao cargo em 1988. E Lemes de Souza assumiu o cargo após o pleito de 1982.

Saiba Mais