Pular para o conteúdo
Política

CONFIRA: novas regras para publicidade e propaganda no Centro são publicadas

Decreto é publicado depois de revogação das normas antigas
Arquivo -
Área alvo das novas regras de publicidade no Centro de Campo Grande
Área alvo das novas regras de publicidade no Centro de Campo Grande

A Prefeitura de regulamentou, nesta sexta-feira (17), regras para publicidade e propaganda para comércios do Centro, após revogar normas para fachadas na região. O decreto na íntegra pode ser conferido clicando aqui, a partir da página 6.

Segundo o texto, o objetivo é disciplinar fachadas, para ‘proteção, manutenção e melhoria dos valores paisagísticos’. Com as regras novas, toda comunicação visual, em especial indicativos localizados na área de intervenção do programa Reviva Centro, só poderão ser instalados após emissão de autorização da Semadur (Secretaria Municipal de e Gestão Urbana), sem necessidade de renovação.

Somente não precisarão de autorização anúncios especiais com finalidade educativa, eleitoral ou imobiliária, cultural e de cooperação. Entra no decreto qualquer veículo de divulgação com comunicação visual presente na paisagem visível da rua, impresso ou digital, composto de área de exposição e estrutura, como anúncio que identifica o nome e logotipo da empresa e entidade ou profissional que dele faz uso.

Ainda, anúncio publicitário, destinado a fornecer informação ao consumidor para compra de bens e serviços, tapumes, fachada, outdoor, painel eletrônico, painel luminoso ou não, letreiro ou apresentados na forma de faixa, banner, entre outros, além de anúncio especial. Neste caso, são os que possuem características especiais, como o nome sugere.

Será permitido um único anúncio indicativo por empreendimento público ou privado, com todas as informações necessárias ao público e regras: locais com testada igual ou inferior a 10 metros, a área total do anúncio não poderá ultrapassar 1,50 m² (metros quadrados); em comércios com fachada entre 10 metros e 100 metros, a área do anúncio não pode passar 4 m² e, em empreendimento superior a 100 metros, a área do anúncio não poderá ultrapassar os 20 m². 

O anúncio da cobertura deverá seguir os mesmos critérios de tamanho do anúncio da fachada, não podendo a altura máxima de instalação exceder 8 metros, a partir da cobertura, incluindo sua estrutura de instalação.

As lojas do Centro só poderão colocar anúncios publicitários nas duas semanas que precedem e durante as datas comemorativas ou festivas de carnaval, páscoa, dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados e dia das crianças, em até 50% das vitrines dos empreendimentos. No caso do e Ano Novo, a permissão é a mesma, mas de 1º de dezembro até o segundo final de semana de janeiro do ano seguinte.

Ainda de acordo com decreto, edifícios com altura superior a 25 metros poderão abrigar intervenções artísticas ou anúncios publicitários, desde que estejam inseridos na área estabelecida no mapa abaixo.

As penalidades são as já previstas na Lei nº 2.909/1992, em caso de descumprimento de regras, como apreensão do veículo ou meio de transporte, liberando-os somente após pagamento de multa fixada em lei entre o mínimo de uma e o máximo de cinquenta UFICs, valor fiscal de Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados