Em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a 23º Feira Afro de Mato Grosso do Sul acontece no próximo sábado (13) em Campo Grande. Com entrada gratuita, evento promove intercâmbio de produtos que remetem à cultura.
Idealizada pelo Coletivo de Mulheres Negras de MS “Raimunda Luzia de Brito” (CMNEGRAS-MS), a feira viabiliza serviços relacionados à valorização da cultura e da identidade negra com moda, arte, artesanato, culinária, música, dança e várias outras manifestações.
De acordo com os organizadores, a nova edição está focada na inovação, criatividade e resistência da população negra. A exibição foi criada em 2017 pelo Sarau das Negras, em alusão ao dia Internacional da Mulher Negra-Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, junto ao tradicional Sarau de Segunda, na Praça dos Imigrantes.
Desde então, a Feira Afro tem participado de maneira itinerante em diversos eventos, tais como: Festival América do Sul Pantanal; Festival de Inverno de Bonito; Copene Centro-Oeste; 16ª Reunião Anual da SBPC – SBPC Afro e Indígena; Mãos que Criam; Feira da Solidariedade; eventos no espaço da Cidade do Natal; entre outros.
Dessa vez, evento acontece gratuitamente, no sábado (13), na Praça dos Imigrantes, na rua Rui Barbosa, nº 65. A abertura será às 15h. Os expositores são:
- Ana José - Coordenação Geral;
- Angela Vanessa - Afro Turbantes;
- Babacar - Moda Africana;
- Cleuza Pedrosa - Abayomis;
- Diva - Arte Negra;
- Fábio - Touché Camisetas;
- Kossi- Ayele Tissu Moda africana;
- Maria Ap Brito - Negra artesã;
- Mariana - Pele Preta Brechó;
- Rosângela - Casada Arte Negras;
- Tá no Saraiva - Gira Gira Bottons;
- Therezinha Figueira - Sabonetes Florais;
- Vaneide - Furnas Dionísio;
- Vônei Robson - Meu Guiné;
- Zezé do Acarajé.
Programação completa
- 15h – abertura;
- 18h - apresentação de capoeira;
- 19h - Erico Bispo - Músico, ator, dançarino, palhaço e contador de histórias. Em seguida, apresentação de Ana Cabral, cantora, compositora e violonista;
- 21h - encerramento.