Quando falam que uma imagem vale mais que mil palavras, na verde, o que se diz é que elas guardam detalhes que poucas linhas não conseguem descrever. Por isso, a reunião do texto e da imagem na produção do jornalismo proporciona aos leitores uma visão ampliada das coisas que aconteceram.

Tem sido assim desde sempre. No Jornal Midiamax, texto, fotos e vídeos foram um combo autocomplementar, no qual o que falta em um é visto no outro elemento, compondo narrativas, histórias, descrevendo fatos, enfim, criando a notícia.

Os repórteres de imagem do Jornal Midiamax, Henrique Arakaki, Nathalia Alcântara e Alicce Rodrigues, uniram suas visões únicas para criar uma retrospectiva de neste 2023. Juntos, oferecem uma narrativa visual que captura a diversidade dos acontecimentos deste ano. Confira:

JANEIRO

O governador eleito de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), foi empossado em 1º de janeiro de 2023. Com o chefe do Executivo do Estado, o vice-governador, José Carlos Barbosa, conhecido (PP) e os secretários também tomaram posse dos cargos no mesmo dia, mas em diferentes locais de Campo Grande.

Foto Henrique Arakaki, Jornal Midiamax

Acampamento montado por manifestantes no canteiro da avenida Duque de Caxias, em frente ao CMO (Comando Militar do Oeste), em Campo Grande. No local, destacavam-se as cores verde e amarelo expostas em faixas, cartazes, bandeiras e nas roupas dos participantes. Começou após as eleições e encerrou em 8 de janeiro de 2023.

Foto Henrique Arakaki, Jornal Midiamax
Foto Henrique Arakaki, Jornal Midiamax

O Lago do Amor transbordou durante a chuva na manhã da quarta-feira (4) de janeiro. A passarela entre o guard rail e o lago não suportou o alto volume de água e cedeu. O trecho entre as duas rotatórias ficou interditado pela água.

Foto Henrique Arakaki, Jornal Midiamax

FEVEREIRO

Audiência pública realizada na Câmara Municipal de Campo Grande sobre a rede de atendimento e proteção à criança e ao adolescente em situação de risco determinou uma série de medidas para evitar que casos como o da menina Sophia se repitam na Capital. A sessão foi marcada por protestos e ânimos exaltados.

Depois de dois anos sem festejos nas ruas, o Carnaval 2023 veio acompanhado pela saudade deixada em 2020, último ano em que a Esplanada Ferroviária de recebeu foliões para festejar o evento cultural.

MARÇO

Os moradores da ocupação da Homex, em Campo Grande, se arriscam, na quarta-feira (1º) de março, em uma verdadeira “cama de gato” formada por fios de energia caídos pelas ruas e poças gigantes que cobrem quase metade das vias. 

Um aluno matou uma professora de 71 anos e feriu outros cinco colegas com facadas na manhã do da segunda-feira (27) em SP (São Paulo).  Anteriormente, na quinta-feira (23) de março, um aluno causou pânico em uma escola estadual em Campo Grande ao ameaçar funcionários e colegas com um simulacro de uma arma. O jovem de 15 anos foi imobilizado pelo diretor, após uma onde de denúncias de massacre em escolas começou a surgir.

Foto Henrique Arakaki, Jornal Midiamax

ABRIL

A Jornal Midiamax acompanhou com exclusividade a Operação Ômega, deflagrada pela Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), operação que foi criada com o objetivo de combater o tráfico “formiguinha”, aquele feito por pequenos traficantes que atuam na ‘base' da compra e venda de drogas na Capital. O Jornal Midiamax acompanhou de perto um dos cumprimentos de mandado feito pelos policiais no bairro mais conhecido pela presença de usuários, a Vila Nhanhá.

Os professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande se juntaram à greve nacional e pararam as atividades, nesta quarta-feira (26), para protestar por reajuste salarial e melhores condições de trabalho. 

Foto Henrique Arakaki, Jornal Midiamax

MAIO

A chuva na terça-feira (09) de maio que causou varios estragos em Campo Grande, também deixou danos no Hospital São Julião. Parte da calçada e da cerca da entrada do hospital, caíram devido a força da água, que também danificou a tubulação.

O pedreiro Cleber de Souza Carvalho, que ficou conhecido como ‘serial killer', pela morte de 7 pessoas, mas somente após a morte de Hélio Taira, encontrado concretado em maio de 2020, Cleber foi preso e enfrentou 7 julgamentos.

JUNHO

São 35 anos de história, de madeira a concreto levantados em prol da fé. A estrutura velha da Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas, em Campo Grande, foi derrubada na manhã do sábado (3) para a nova capela dar espaço ao contemporâneo. A idea é que a igreja seja construída no estilo arquitetônico neogótico, características de torres altas “tocando o céu”.

Um motorista perdeu o controle da Mitsubishi L200 Triton e invadiu uma sorveteria na Rua Souto Maior, no Tijuca, em Campo Grande. Um funcionário teria sido atropelado na colisão. O condutor saiu do local logo após a colisão, na tarde do sábado (3) de junho.

A Polícia Civil, através da 3ª delegacia, deflagrou uma operação na manhã da terça-feira (6) de junho, em Campo Grande, para cumprimento de mandados, na região do Bairro Mata do Jacinto, no condomínio conhecido como ‘Carandiru'. Foram usados helicópteros na operação.

operação deflagrada na manhã de 15 de julho, pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), ‘Cascalhos de Areia', cumpriu 19 mandados em Campo Grande, contra  organização criminosa por lavagem de dinheiro de contratos de manutenção de vias não pavimentadas e locação de maquinário. Entre os alvos da ação estava o empreiteiro André Luiz dos Santos, o André Patrola.

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul realizou um Exercício Simulado na madrugada do sábado (24) de junho, no Jardim Paradiso, em Campo Grande. A ação, além de envolver vários policiais, teve ainda sons de tiros e bombas.

Toda a ação fez parte do treinamento das forças de segurança e, segundo a PM, é em resposta aos crimes violentos contra o patrimônio público, conhecido como “Novo Cangaço” ou “Domínio de Cidades”.

JULHO
A estátua de artista Manoel de Barros ganhou um novo acessório no início de julho, até então, de autoria desconhecida. Uma bota estilo country foi amarrada no pé esquerdo do campo-grandense de coração, foi uma forma de esconder o buraco do pé serrado há dois anos anterior.

Uma mulher foi socorrida na manhã de 6 de julho, pelo Corpo de Bombeiros, na Avenida Ernesto Geisel, em Campo Grande, após cair no córrego em frente ao Horto Florestal. Horas antes, ela teria pedido ajuda a um segurança patrimonial dizendo que estavam querendo matá-la.

O pedido de perdão, misturado com declaração de amor, que agitou a rotatória das Avenidas Ernesto Geisel e Euler de Azevedo na sexta-feira (21) teve um final parcialmente feliz. Após praticamente se humilhar com uma faixa e balões pedindo para voltar, o técnico de celular Warley de Souza recebeu a amada Fany dos Santos no local e, inclusive, foi exposto pela ex.

O julgamento de Jamil Name Filho, Vladenilson Olmedo e Marcelo Rios, pela morte de Matheus Coutinho, em abril de 2019, mobilizou uma força tarefa das forças de segurança e judiciário.

AGOSTO

A primavera ainda não tinha dado as caras, mas aqui em Campo Grande já era possível admirar a natureza colorida com a floração de girassóis na Fazenda Cinco Estrelas. O local ficou conhecido em 2018, quando muitos campo-grandenses visitaram a plantação, no objetivo de garantir belas fotos em um cenário não muito comum.

A FAB (Força Aérea Brasileira) deu início à 6ª edição do treinamento Excon Tapion, na Base Aérea de Campo Grande, focado em treinar capacidades das Forças Armadas para situações de guerra. O exercício conta com mais de 700 militares da FAB, Marinha do Brasil, Exército brasileiro e países parceiros.

SETEMBRO

Por três dias, Campo Grande foi a Capital brasileira da marcenaria. É que a cidade morena sediou entre os dias 4 e 6 de setembro as gravações da segunda temporada do reality show campo-grandense “Duelo de Marceneiros”.

O desfile da Independência em Campo Grande durou quase três horas. Segundo estimativa feita pela Polícia Militar, cerca de 15 mil pessoas passaram pela Rua 13 de Maio, por onde passaram dezenas de instituições privadas e públicas. 

Centenas de pessoas compareceram ao velório e enterro de Matheus Souza Marques, 7 anos, na quarta-feira (13), em . O clima de tristeza e revolta tomou conta cemitério Santa Cruz e uma parente da criança desmaiou no momento do enterro. O menino Matheus morreu após o temporal que atingiu a cidade.

Desespero para moradores do condomínio Jatobazinho, no bairro Nova Corumbá, o temporal que atingiu Corumbá na tarde da terça-feira (12) de setembro, e levou o telhado de vários blocos de apartamentos. Além da destruição, moradores precisam lidar com o medo de furtos.

Depois de 9 horas de julgamento, a espera pela sentença de um dos crimes que deixou em choque os moradores de Nova Andradina, cidade a 297 quilômetros de Campo Grande, chegou ao fim em setembro. Por volta das 17h desta quinta-feira (28), Matheus Gabriel Gonçalves dos Santos, de 20 anos, foi condenado a 20 anos, 5 meses e 11 dias de prisão por assassinar a mãe, Marta Gouveia dos Santos, de 37 anos, com 30 facadas.

mãe e o padrasto da pequena Sophia OCampo, morta aos 2 anos, em janeiro deste ano, foram denunciados por novo crime. Desta vez por maus-tratos a animais, depois do cachorro da família ser morto em maio de 2022. O casal também foi denunciado por tortura no dia 9 de setembro após Sophia ter a perna quebrada.

OUTUBRO

Um depósito de reciclagem abandonado na Rua Zeca Neto com Lúcio dos Santos, no Jardim Colorado, em Campo Grande, foi alvo de fiscalização da Polícia Militar por desmanche de hidrômetros. A quantidade exorbitante de equipamentos chama atenção.

O CMO (Comando Militar do Oeste) realizou a Operação Pantanal, que fez parte do Programa de Adestramento Avançado das Brigadas, Grandes Comandos e suas Organizações Militares Diretamente Subordinadas. Os militares de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso foram treinados para situações reais de conflitos.

Com uma grande expectativa para o eclipse solar anular, a população compareceu ao Museu das Culturas Dom Bosco, no Parque das Nações Indígenas, para evento realizado pelo Clube de Astronomia Carl Sagan, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, no Parque das Nações Indígenas para acompanhar o fenômeno.

Representantes do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) se encontraram com membros do MPL (Movimento Popular da Luta) que estavam protestando na BR-163, em Campo Grande. Após uma manhã de bloqueios e congestionamentos, os manifestantes decidiram liberar o trânsito nas duas rodovias federais do Estado no mesmo dia.

NOVEMBRO


Total de 33.468 estudantes de Mato Grosso do Sul, distribuidos em 114 locais de provas, iniciaram as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2023.

Um incêndio atingiu a Favela do Mandela, no bairro Izabel Garden, em Campo Grande, na manhã da quinta-feira (16). Uma densa fumaça preta podia ser vista a distância. A situação é critica até hoje na comunidade.

Ato em solidariedade ao povo Palestino foi realizado na noite de quarta-feira (29) de novembro no Centro de Campo Grande. Os manifestantes fizeram uma caminhada do Camelódromo até a Rua 14 de Julho.

DEZEMBRO

 A iluminação natalina na Rua 14 de Julho, no Centro de Campo Grande, atrai anualmente centenas de pessoas que testemunham o início da temporada natalina. Ao anoitecer da sexta-feira (1°), o tema “O Natal de CG é Tamanho Família” despertou o espírito natalino com luzes piscantes em vários bairros da Capital.

Bebê de 4 meses que caiu de janela do terceiro andar no Condomínio CH8 no Bairro Aero Rancho em Campo Grande, durante a noite desta terça-feira (12) de dezembro, foi levada com graves ferimentos para atendimento no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul e segue internada.

Ouvidos em audiência pela primeira vez perante o juiz Aluizio Pereira dos Santos no prédio do Tribunal do , decidiu que Christian Campoçano, padrasto da menina Sophia de Jesus Ocampo, morta aos dois anos, e Stéphanie de Jesus, mãe da criança, irão à Júri Popular.