Se você foi furtado ou até se envolveu em algum acidente de sem vítimas, saiba que é possível comunicar a Polícia Civil ou o BPMTran (Batalhão da Polícia Militar de Trânsito) em Mato Grosso do Sul sem sair de casa, por meio do serviço on-line oferecido pela Devir (Delegacia Virtual).

Contudo, é bom lembrar que nem todos os crimes podem ser avisados às autoridades remotamente. Existem algumas condições para o registro virtual, que podem ser feitos na Devir 24h por dia, gratuitamente. A aprovação ocorre em até um dia útil e depende do fluxo da demanda e horário registrado.

Apenas alguns crimes não precisam ser comunicados pessoalmente às autoridades. São eles:

  • : Registre o furto “simples” de algum objeto ou documento, ou seja, que não tenha ocorrido nenhuma violência ou grave ameaça contra a pessoa que foi lesada. É previsto pelo Artigo 155 do Código Penal como “subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel”. Assaltos a veículos, com ou sem arma de fogo, não são aceitos e devem sem registrados presencialmente.
  • Extravio: A ocorrência corresponde a perda de objeto ou documento, que não sejam bem público, que tenha ocorrido no estado do Mato Grosso do Sul e não seja relacionado a nenhum fato criminoso como roubo, estelionato, etc.
  • de pessoa: A angústia do desaparecimento de um ente querido, colegas ou conhecidos pode impactar nossa rotina. Dessa forma, os registros podem ser feitos pela Devir.
  • Acidente de trânsito sem vítima: A Polícia Militar também registra, de maneira remota, os sinistros que não deixaram vítimas. Qualquer das partes envolvidas no acidente poderá registrar na modalidade on-line.

Durante o registro, é necessário informar dados pessoais e um relato do fato, para que as investigações iniciem. No caso da Polícia Militar, o usuário pode obter informações sobre boletins registrados no perímetro urbano de nos telefones: (67) 3313-1907 ou (67) 3313-1908.

Além dos crimes, vítimas ou testemunhas também podem comunicar denúncias aos policiais sem sair de casa. Pela Delegacia Virtual é possível informar ocorrências de violência contra crianças, violência contra idoso, violência contra a mulher, perturbação, drogas, crimes ambientais ou outras. É obrigatório informar o endereço do fato e uma descrição da denúncia.

Ainda assim, a Polícia Civil informou ao Jornal Midiamax que talvez seja necessário buscar o atendimento presencial, mesmo que seu registro se enquadre nos permitidos pela Devir.

“Em caso de instabilidade do sistema ou se necessitar do boletim de ocorrência com urgência, compareça pessoalmente na Delegacia de Polícia de plantão mais próxima”.

Como registrar furto, extravio e desaparecimento

Acesse o site da Devir neste link e clique em “Registrar Boletim de Ocorrência” na área de Serviço ao Cidadão. Ao entrar no registro, uma mensagem sobre a criminalidade da falsa comunicação de um crime ou denúncia aparece. A Polícia Civil automaticamente rastreia o seu acesso ao computador, para garantir a segurança de todos.

Agora, você é direcionado automaticamente para a área de registro dos boletins de ocorrência. Escolha o crime que deseja comunicar (furto, extravio ou desaparecimento de pessoa).

Novamente, uma mensagem da Devir a respeito do horário de funcionamento e urgência dos fatos aparece em sua tela. Aperte “OK” e depois clique em “Prosseguir”, na parte inferior da tela, para iniciar o registro.

Na área de registro, a vítima deve seguir alguns passos. No caso de furto/extravio, são oito, nos quais a pessoa detalha data, local, fato e mais sobre o objeto perdido.

Acidente de trânsito sem vítima

A Corporação responsável por registrar os casos de acidente de trânsito sem vítima é o BPMTran, mas a vítima também pode iniciar o registro pelo site da Devir. Na aba “Serviço ao Cidadão”, clique em “Boletim de Trânsito Online – PM”.

Automaticamente, o usuário é encaminhado para o site da Polícia Militar. Também é possível acessá-lo diretamente neste link. Clique em Registrar Sinistro de Trânsito.

Um informativo com os dizeres “Seu boletim será encaminhado por e-mail após a análise, com previsão de 2 (dois) dias úteis” aparece na tela. Aperte “Fechar” e prossiga.

É necessário ler atentamente os termos de condições de uso e aceitá-los antes de dar início à comunicação dos crimes. O usuário também deve informar alguns dados, como contato pessoal, local e data do fato, veículos, etc.

No caso da PM, é necessário realizar um rápido cadastro, pelo próprio site, antes de realizar o registro, ou entrar com cadastro criado anteriormente.

Assista ao tutorial: