A ACP-MS (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Pública) aderiu à greve geral dos professores, marcada para esta quarta-feira (26), e com isso, a maioria das escolas de está fechada nesta manhã.

O ato faz parte da 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação. De acordo com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), a participação de cada unidade é facultativa.

Conforme o sindicato, os profissionais vão realizar um ato em favor do cumprimento da Lei do Piso Salarial, Plano de Cargo e Carreira, Segurança nas Escolas, Concurso Público, Gestão Democrática e Revogação do Novo Ensino Médio.

A concentração será às 8h, em frente à sede da ACP. “É muito importante todos pararmos. Todos reforçarmos a nossa luta”, disse o presidente do sindicato, Gilvano Bronzoni.

Ainda nesta terça (25), a ACP informou que cada escola decidiria se iria abrir ou não nesta quarta. O Jornal Midiamax percorre unidades nesta manhã de quarta (26), e encontrou pelo menos uma, a Escola Municipal Arlindo Lima, aberta.

Escolas Estaduais

De acordo com o presidente da  (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Ferreira, a rede estadual se mobiliza para lutar pelas demandas, porém, não haverá paralisação ou greves nas escolas.

“Há cidades que vão parar totalmente, mas a Rede Estadual não vai parar. Tem cidades como Campo Grande, Pedro Gomes, e que vão parar as aulas. São cidades que não cumprem o piso salarial”, explica ele ao Jornal Midiamax.

Como o Governo do Estado cumpre o piso salarial dos professores, a Fetems optou por apenas realizar uma passeata, com a presença de representantes das escolas e caravanas de outras cidades de MS. A concentração será às 9h, na e seguirá pelo centro, com ato de protesto em frente à Prefeitura da Capital.

Greve Nacional da Educação

A Greve Nacional da Educação em defesa do Piso do Magistério faz parte da 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), desde a última segunda-feira (24) e segue até a próxima sexta-feira (28).