A prevista chegada da frente fria muda os termômetros em Campo Grande, que atingiu máxima de 34,9°C neste domingo (19). A sensação térmica caiu de 33,2°C para 26,1°C em poucas horas, conforme a estação do (Instituto Nacional de Meteorologia). O céu está encoberto por fumaça e formação de nuvens.

Conhecida como mínima inversa, quando a temperatura mínima é registrada ao longo do dia e não nas primeiras horas da manhã, como é geralmente. A Capital amanheceu beirando os 30°C. O pico do dia foi marcado às 12h, nas horas seguintes houve queda na sensação térmica, com 30,5°C às 13h e 27,4°C às 14h.

Apesar de esperada, comparando a baixa umidade relativa do ar em índice crítico de 10 a 30%, não houve frequentes chuvas e volume considerável. Há maior probabilidade de chuva no período da tarde e manhã de segunda-feira (20). Ainda assim, pancadas isoladas não estão descartadas.

Horário emUTC (Coordinated Universal Time) (Inmet)

Fumaça de incêndios

Campo Grande amanheceu novamente encoberta por fumaça, condição que é impulsionada pelos incêndios florestais na região do Pantanal e Amazônia. Neste domingo (19), o índice de qualidade do ar atingiu 67. Apesar de ser considerado moderado, esses índices podem afetar a saúde de grupos vulneráveis.

Professor de Física e doutor em Geofísica Espacial, Widinei Alves Fernandes, destaca que as partículas de fumaça impactaram a qualidade do ar em Campo Grande, elevando-a para a faixa moderada desde a última quinta-feira (16).

Frente fria

A previsão coloca a cidade na de risco de tempestades, com rajadas de ventos de 60 a 100 km/h e chuvas intensas acompanhadas de granizo. A condição é favorecida pelo fluxo de calor e umidade vindo da Amazônia, aliado ao avanço de uma frente fria oceânica. Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o e o transporte de cavados favorecem a formação de nuvens e chuvas no Estado.

No Estado, a queda de temperatura é mais acentuada na região Sul. Sete Quedas marcou 20,6°C no início da tarde, em seguida está Iguatemi (21°C), Itaquiraí (22°C), Amambai (22°) e Ponta Pora (22°C).

Saiba Mais