O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, nomeou o vereador de Júlio dos Santos, o Júlio Buguelo (PT), como superintendente federal em Mato Grosso do Sul. A portaria foi publicada na edição desta terça-feira (18) do DOU (Diário Oficial da União).

Engenheiro agrônomo, Buguelo está no segundo mandato. Disputou o cargo pela primeira vez em 2012, pelo antigo PRP. Foi eleito em 2016 já pelo PT. Em 2020, foi reeleito como o vereador mais votado da cidade.

Ele deve se licenciar do mandato para assumir o cargo federal. O primeiro suplente do partido é Carlito dos Santos, o Professor Carlito, que teve 96 votos. Ainda não há data para a posse.

Ao Jornal Midiamax, o presidente da de Glória de , Antônio Carlos da Silva Vieira, o Tonhão (Patriota), informou que ainda não recebeu o pedido de afastamento de Buguelo e vai aguardar o documento para poder convocar o suplente.

Cargos federais em Mato Grosso do Sul

Em janeiro, o delegado Agnaldo Mendonça Alves foi designado superintendente da PF no Estado. O servidor já atuou no Distrito Federal e em Alagoas, onde chefiou a corporação.

Já em março, João Paulo Pinheiro Bueno foi nomeado superintendente da PRF. Ele ficou de fora da lista do SinPRF/MS (Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais) para a superintendência regional porque teria anunciado a candidatura uma hora antes da abertura da votação online.

No mesmo mês, o indígena Guarani-Kaiowá Tonico Benites assumiu o cargo de coordenador regional da Funai em Ponta Porã. E em abril, o advogado Alexandre Morais Cantero foi nomeado superintendente regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul.

Em seguida, o indígena Terena Elvisclei Polidorio assumiu o cargo de coordenador regional da Funai em Campo Grande. Arildo Alves Alcântara, também Terena, foi nomeado coordenador do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena).

Ex-vereador de Ponta Porã, Paulo Roberto da Silva, o Paulinho Roberto, assumiu a superintendência regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no Estado.

*(Alteração às 8h37 para acréscimo de informação)