Elvisclei Polidorio é nomeado coordenador regional da Funai em Campo Grande
Regional da Capital atende 22 mil indígenas de oito etnias
Adriel Mattos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, nomeou o indígena Terena Elvisclei Polidorio como coordenador regional da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) em Campo Grande. A portaria de pessoal foi publicada na edição desta terça-feira (4) do DOU (Diário Oficial da União).
Polidorio é graduado em Ciências Sociais pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). É professor nos ensinos fundamental e médio. Foi coordenador técnico da autarquia em Miranda entre 2014 e 2020.
A coordenação regional de Campo Grande atende 22 mil indígenas das etnias Atikum, Guarani-Kaiowá, Guarani Ñandeva, Guató, Kinikinau, Kadiwéu, Ofayé-Xavante e Terena; nas cidades de Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Campo Grande, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho, Rochedo e Sidrolândia.
Agora, resta apenas a coordenação de Dourados vaga.
Postos ocupados
Até o momento, foram nomeados apenas os superintendentes da PF (Polícia Federal), da PRF (Polícia Rodoviária Federal), o coordenador regional da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) em Ponta Porã, e o superintendente regional do Trabalho.
Os demais postos ainda são objeto de discussão, como o Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena).
Em janeiro, o delegado Agnaldo Mendonça Alves foi designado superintendente da PF no Estado. O servidor já atuou no Distrito Federal e em Alagoas, onde chefiou a corporação.
Já em março, João Paulo Pinheiro Bueno foi nomeado superintendente da PRF. Ele ficou de fora da lista do SinPRF/MS (Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais) para a superintendência regional porque teria anunciado a candidatura uma hora antes da abertura da votação online.
No mesmo mês, o indígena Guarani-Kaiowá Tonico Benites assumiu o cargo de coordenador regional da Funai em Ponta Porã. E em abril, o advogado Alexandre Morais Cantero foi nomeado superintendente regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul.
Indicações para cargos federais em MS
O diretório estadual do PT está discutindo nomes de pessoas que possam assumir cargos de terceiro escalão do governo federal em Mato Grosso do Sul. Entre as indicações e as nomeações, a conclusão desse processo deve se estender até fevereiro.
O presidente estadual do PT, Vladimir Ferreira, disse que a legenda considera alguns órgãos como prioridade e que partidos aliados do governo de Luiz Inácio Lula da Silva também participarão das conversas.
“Iniciamos a discussão sobre espaços que consideramos prioritários, como a Funai e o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis]. Teremos aliados e quadros novos, mas não vamos adiantar nomes enquanto não construirmos essa lista”, comentou.
PV e PCdoB, que formam com o PT a Federação Brasil de Esperança, a federação PSOL-Rede, PSB e União Brasil são os partidos que devem indicar nomes, que serão submetidos à presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
“Os ministros ainda estão tomando posse e se inteirando da situação. O governo foi reestruturado, então isso deve se estender ao longo de janeiro e fevereiro”, destacou Ferreira.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino de 9 anos que matou 23 animais foi à inauguração de fazendinha na véspera do massacre
- Álcool e corante: Trio é preso por fabricação e venda de perfumes falsificados em Campo Grande
- VÍDEO: Câmeras flagraram agressões ao cantor Begèt de Lucena próximo a bar de Campo Grande
- Dona de bar é espancada e estuprada por falso cliente: ‘Deixa eu fazer tudo, senão vou te matar’
Últimas Notícias
Mais um em MS: Bolão de Anaurilândia fatura R$ 1,4 milhão na Lotofácil
Neste bolão de 16 cotas houve aposta com 19 números
Desaparecida há 15 dias, corpo de servidora pública é encontrado em lixão
O irmão da vítima confirmou nas redes sociais que trata-se do corpo de Leiza
Exército apreende mais de meia tonelada de maconha na MS-164
A operação foi conduzida pelo 20º Regimento de Cavalaria Blindado
Após reunião, governador de SP pede intervenção na Enel ao TCU
Até o final da tarde, mais de 158 mil clientes da Grande São Paulo continuavam sem energia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.