Pular para o conteúdo
Política

Manifesto que indica Eloy Terena como ministro dos Povos Originários tem mais de 300 assinaturas

Eloy participa da equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva
Dândara Genelhú -
eloy terena Povos Originários
Na foto, Eloy Terena. (Foto: Divulgação)

O setorial ecossocialista do Psol de criou um manifesto para indicar oficialmente o nome de Eloy Terena para cargo de ministro dos Povos Originários. Então, até esta segunda-feira (21), mais de 300 pessoas haviam assinado o pedido.

“Apresentamos a nossa posição pública em defesa do nome de Eloy Terena como ministro dos Povos Originários e convidamos outras organizações para a leitura, aprovação e assinatura do manifesto”, afirma o grupo.

O advogado terena de Mato Grosso do Sul compõe a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio da Silva. Assim, o documento pode ser assinado digitalmente.

Equipe de transição

Advogado indígena, pós-doutor e coordenador jurídico da Apib (Articulação dos Povos Indígenas), o sul-mato-grossense Luiz Eloy Terena foi anunciado, na quinta-feira (17), como mais um dos integrantes do gabinete de transição do presidente eleito Lula (PT). Assim, o advogado é o quarto sul-mato-grossense a integrar o grupo.

Então, Luiz é uma das lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul e vem ganhando destaque internacional em sua atuação em defesa dos povos originários. Nascido na aldeia Ipegue, em , se formou em em Campo Grande e também cursou mestrado, doutorado e pós-doutorado em Paris, na França.

O jurista também atua em ações movidas pela Apib em processos de demarcação de terras. Atualmente, Eloy coordena a Especialização em Direito para Povos Indígenas da PUC do .

Eloy cotado como ministro

Luiz Henrique Eloy Amado está entre os cotados para comandar o Ministério dos Povos Originários. Então, vale lembrar que a é pasta proposta no governo do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além dele, foram mencionados os nomes da deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR); as deputadas federais eleitas Sônia Guajajara (PSOL-SP) e Célia Xakriabá (PSOL-MG). Beto Marubo, membro da Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari), também é cotado.

Povos originários são aqueles que são os descendentes dos primeiros habitantes de um território. Ou seja, no Brasil, os indígenas já habitavam antes da chegada dos colonizadores europeus e são originários.

Ao Jornal Midiamax, Eloy Terena, como é conhecido, disse ter ficado honrado com a menção, mas que ainda não foi abordado pela equipe de transição.

“Não foi feito nenhum convite ou contato oficial até o momento, são apenas sondagens. Mas só o fato de ser criado esse ministério, seja quem for ocupar, estaremos prontos para contribuir”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
balao

Balão com 33 tripulantes cai no interior de SP e uma pessoa morre

cepol amigo

Homem é ferido com facada no pescoço e acusa amigo de cometer o crime

Criança resgatada em helicóptero foi removida com ferro transfixado próximo ao abdômen

Embalado, Brasil faz 3 a 0 na invicta Eslovênia na Liga das Nações

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

f1 russell

Russell vence GP do Canadá de F-1 em dia de briga na McLaren; Bortoleto chega em 14º

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras empilha chances, mas fica no 0 a 0 com o Porto na estreia do Mundial

Palmeiras foi superior ao time português em campo, mas parou no goleiro do Porto

Cotidiano

Prefeituras de Corumbá e Ladário decretam luto por vítimas de acidente com ônibus na BR-262

Seleção encerra 1ª semana do torneio no Rio de Janeiro na 3ª posição

Polícia

Moradora se irrita com obra e agride síndica no Jardim Carioca

Autora deu um soco nas costas da idosa

Esportes

PSG envolve, goleia Atlético de Madrid e manda recado ao Botafogo no Mundial de Clubes

PSG encara o Botafogo na próxima rodada do Mundial