Campo Grande está entre as 10 capitais brasileiras com aumento nos casos de síndrome respiratória, aponta Fiocruz

A recomendação é utilizar máscara em locais com aglomeração ou sem ventilação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
campo grande sindrome
Especialista recomenda uso de máscaras (Arquivo, Jornal Midiamax)

Novo boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (12), indica que dez capitais e seis estados brasileiros apresentam aumento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Campo Grande é uma das capitais listadas.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Os dados referem a semana epidemiológica 49, que abrange o período de 1 a 7 de dezembro. Conforme Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz, o aumento mais expressivo de hospitalizações ocorre em Espírito Santo, Santa Catarina, Maranhão e Distrito Federal. Nestes estados, os casos são associados, principalmente, por rinovírus.

Entre as capitais, apresentam sinal de crescimento de casos de SRAG: Aracaju (Sergipe), Brasília (Distrito Federal), Boa Vista (Roraima), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Florianópolis (Santa Catarina), Fortaleza (Ceará), João Pessoa (Paraíba), Porto Velho (Rondônia), São Luís (Maranhão) e Vitória (Espírito Santo).

Aumento de casos relacionados a Covid-19

Outro dado importante que o boletim apresenta é que o Ceará desponta como o estado com maior aumento de casos graves por Covid-19.

Embora o cenário da doença em Mato Grosso do Sul não seja parecido, a pesquisadora alerta que a população esteja em dia com vacinação, principalmente as pessoas que fazem parte dos grupos de risco, como idosos, crianças, grávidas, puérperas, indígenas e profissionais da saúde. Isso se faz necessário visto que existe a probabilidade do vírus se espalhar para outros estados.

“Além disso, em todos os estados foi observado aumento de casos de SRAG, a gente também recomenda que as pessoas busquem usar máscaras dentro de locais com maior aglomeração de pessoas, com baixa circulação de ar e dentro dos postos de saúde. Caso apresente qualquer sinal de gripe ou resfriado, o ideal é ficar em isolamento em casa. Se não for possível fazer esse isolamento, o recomendado é sair de casa usando uma boa máscara. Diante de qualquer sinal de piora desses sintomas de síndrome gripal, é muito importante procurar um atendimento médico”, orientou.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

ônibus
céu