Em ano em que eleitores vão às urnas, calendário inicia com regras sobre pesquisas e programas sociais
Data próxima mais significativa, no entanto, é março, quando abre-se a janela partidária
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em 2022, eleitores vão às urnas para escolher presidente, governador, deputados estaduais e federais e senadores. Embora o pleito seja só em outubro, a partir de janeiro já há pontos a serem observados em relação às eleições.
De acordo com o calendário eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no primeiro mês, entidades ou empresas que façam pesquisas de opinião pública em relação às eleições ou aos pretensos candidatos, precisam registrá-las no Registro de Pesquisas Eleitorais até cinco dias antes da divulgação, para cada consulta.
Para reconhecer que a medida foi cumprida, o eleitor deve se atentar às informações como número de registro da pesquisa na Justiça Eleitoral, além de dados sobre quantidade de pessoas entrevistadas, período, tipo de consulta, entre outros, previstos em lei e na resolução do TSE nº 23.600/2019, que fala sobre pesquisas eleitorais.
Em janeiro, fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior. Ainda, fica vedada a execução de programas sociais por entidade nominalmente vinculada a candidata ou candidato ou por este(a) mantid
Segundo o TSE, despesas com publicidade em órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, são proibidas nos casos em que se excedam a média dos gastos no primeiro semestre dos três últimos anos que antecedem às eleições.
Data mais significativa, no que diz respeito às confirmações, será em março, quando abre-se a janela partidária, mecanismo que permite mudança de partido por parte de quem tem mandato de deputado federal, estadual e distrital (no caso das eleições gerais), para concorrer ao pleito majoritário ou proporcional.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Em cruzamento no Vilas Boas veículos colidem e bate em muro deixando três feridos
O carro chegou a bater no muro de uma casa, mas não o danificou. Os três envolvidos foram levados para unidade de saúde.
16 detentos fogem após ataque armado em presídio na Bahia
Criminosos abriram duas celas durante o confronto na noite desta quinta-feira (12)
Entrega de presentes dos Correios anima Natal de crianças na Associação Juliano Varela
A campanha Papai Noel dos Correios encerra nesta sexta-feira (13)
Ano assombroso? 2024 registra duas sextas-feiras 13 em menos de três meses: ‘tá explicado’
Supersticiosos acreditam que recorrência da data em pouco tempo no mesmo ano poderia explicar por que 2024 foi tão “carregado”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.