Contrariando a maioria das pesquisas divulgadas em Mato Grosso do Sul, Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB) vão para o 2º turno na disputa pelo Governo do Estado nas eleições 2022 após o resultado das urnas deste domingo (2).

Contar teve 26,71% dos votos e Riedel teve 25,16% dos votos. O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de ) finalizou a contagem de 100% das urnas às 21h26 com 1.552.654 votantes.

Capitão Contar (PRTB) disputa pela primeira vez uma eleição ao Governo do Estado, mas foi o deputado estadual eleito com mais votos na história de Mato Grosso do Sul: mais de 80 mil nas últimas eleições. Ele recebeu o apoio em rede nacional do presidente Jair Bolsonaro (PL) no último debate presidencial transmitido nesta semana, surpreendendo até mesmo o candidato que era apoiado pelo presidente no Estado, Eduardo Riedel (PSDB).

Como vice da chapa está o ex-presidente do PRTB em Mato Grosso do Sul, Humberto Figueiró, única candidatura de chapa pura no Estado. Segundo Figueiró, a decisão de nomeação de vice não foi realizada em um evento, mas sim, em um encontro que definiu harmonicamente a indicação.

Eduardo Riedel (PSDB) disputa pela primeira vez uma eleição. Ele é o candidato do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que deixa a administração pública estadual no final de 2022. Riedel foi secretário de Governo e Gestão Estratégica de Reinaldo.

Como vice da chapa com Riedel disputa Barbosinha (PP), que atualmente é deputado estadual. Da região de Dourados, Barbosinha é advogado, já foi titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), além de diretor-presidente da Sanesul.

Até o momento, (MDB) tem 17,18% dos votos, Rose Modesto (PSDB) tem 12,42% dos votos, Giselle Marques (PT) tem 9,42% dos votos, (PSD) tem 8,68% dos votos, Adonis Marcos (Rede/Psol) tem 0,23% e Magno de Souza (PCO) 0,20%.

Nas urnas

Pela manhã, Capitão Contar votou no Colégio Oswaldo Tognini. Ele disse à imprensa que finalizará a etapa de campanha com ‘dever cumprido' e agradeceu ao apoio do candidato à reeleição para presidência do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), na reta final para as Eleições Gerais de 2022.

Acompanhado da esposa e enteadas, Contar disse que estava na expectativa para o dia de votação. “É uma consolidação da democracia. Sensação de dever cumprido, fiz uma campanha limpa, sem dinheiro público. O apoio do Bolsonaro influenciou na reta final das eleições. Vou aguardar em casa orando com a família”.

Eduardo Riedel votou às 10h30 no colégio Dom Bosco, na avenida Mato Grosso. Acompanhado da esposa, Mônica Riedel, e assessores, o candidato disse estar convicto da ida ao 2º turno das eleições 2022.

“Foi uma campanha propositiva nestes 45 dias, mais vários meses andando pelo estado, conversando com as pessoas, ouvindo as demandas dos 79 municípios. No Governo, construí políticas públicas que dessem resultado para as pessoas e elas souberam compreender isso. É um projeto por Mato Grosso do Sul, não é pessoal e nem de poder. A população vai comparecer hoje para escolher”, disse.

Riedel disse que estará preparado para o 2º turno, mas evitou falar em apoio de colegas. “Seja quem estiver no 2º turno, estaremos preparados para uma nova rodada de debates. Quem estiver disposto a apoiar nosso projeto será muito bem-vindo. Vamos deixar em aberto para todos que quiserem”, finalizou.

Votação

Mato Grosso do Sul tem 1.996.510 de eleitores, ou seja, pessoas que estavam aptas a votar em 2022, um total de 118.528 eleitores a mais que em 2018, segundo divulgou o TSE. A maioria tem entre 21 e 24 anos.

25,69% têm o ensino fundamental incompleto. 1.557.333 têm biometria e 22%, ou seja, 439.177, não a cadastraram.

São 38 municípios que atuaram com biometria e 41 em sistema híbrido. 52% são mulheres e 491 estão com o nome social cadastrados para a votação. 55% dos eleitores são solteiros e, em segundo lugar, aparecem os casados, com 35% do total.

São 49 zonas eleitorais no Estado todo, com 1.027 locais de votação e 7.137 seções eleitorais. Dessas, 2.584 tinham registro de acessibilidade.