Campanha eleitoral começa neste domingo; candidatos podem pedir voto e fazer propaganda

A campanha eleitoral de 2020 começa neste domingo (27), quando os candidatos a prefeito e vereador podem oficialmente fazer campanha e pedir voto aos eleitores. Por causa da pandemia, a votação foi transferida de outubro para 15 de novembro e, onde houver segundo turno, 29 do mesmo mês. Campo Grande tem 14 candidatos a prefeito […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A campanha eleitoral de 2020 começa neste domingo (27), quando os candidatos a prefeito e vereador podem oficialmente fazer campanha e pedir voto aos eleitores. Por causa da pandemia, a votação foi transferida de outubro para 15 de novembro e, onde houver segundo turno, 29 do mesmo mês.

Campo Grande tem 14 candidatos a prefeito e 769 que vão tentar uma das 29 vagas na Câmara Municipal. A partir de hoje, está permitida propaganda eleitoral, inclusive na internet, de acordo com calendário eleitoral do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

Até 14 de novembro de 2020, os candidatos, partidos e coligações podem funcionar das 8 às 22 horas; alto-falantes ou amplificadores de som, também estão liberados. Comícios, aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 24 horas, podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas quando for comício de encerramento de campanha. Neste caso, a permissão vale até 12 de novembro.

A partir deste domingo, materiais gráficos, caminhadas, carreatas e passeatas, com ou sem som, estão autorizados e podem ser feitos até 14 de novembro. Até um dia antes, os políticos poderão divulgar de forma paga, na imprensa escrita, e reprodução na internet do jornal impresso, até 10 anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas.

Ainda de acordo com a regra eleitoral, o período permite serviços telefônicos, oficiais ou concedidos, nos diretórios. Já a propaganda gratuita em emissoras de televisão e rádio só poderá ser feita a partir de 9 de outubro, até 12 de novembro.

Os candidatos, até então, podiam fazer manifestações políticas, mas pedidos de votos estavam proibidos. Em suas redes sociais, muitos deles anunciaram lives e até agenda presencial para este domingo, eventos os quais servirão para iniciar a caminhada eleitoral.

 

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

deputados
Câmara de vereadores