Na contramão das capitais, Campo Grande tem menos candidatos em 2020 que em 2016
As maiores capitais brasileiras tiveram aumento de 35% no número de candidatos que vão disputar as eleições deste ano, segundo levantamento do jornal O Globo. Porém, Campo Grande vai na contramão e após as convenções partidárias que encerraram na última quarta-feira (16), registra dois candidatos a menos em comparação com as eleições de 2016. Foram […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As maiores capitais brasileiras tiveram aumento de 35% no número de candidatos que vão disputar as eleições deste ano, segundo levantamento do jornal O Globo. Porém, Campo Grande vai na contramão e após as convenções partidárias que encerraram na última quarta-feira (16), registra dois candidatos a menos em comparação com as eleições de 2016.
Foram efetivados 14 candidatos a prefeitos para 2020 – quatro anos atrás, foram 16 inscritos no pleito. Porém, muitos partidos como o PSDB por exemplo, deixou de lançar políticos para apoiar a reeleição do prefeito Marquinhos Trad (PSD).
Mas não foi só o ninho tucano que preferiu não ter candidato, o PTB, Rede Sustentabilidade e PSB também. O Republicanos lançou Wilton Acosta como pré-candidato, mas no dia da convenção desistiu da candidatura para apoiar Trad.
Mesma coisa aconteceu com o PCdoB, que tinha Mário Fonseca como pré-candidato, mas desistiu e anunciou apoio ao prefeito de Campo Grande.
Candidatos
Após as convenções partidárias, seguem efetivamente como candidatos, 14 políticos, sendo três deles deputados estaduais.
Márcio Fernandes do MDB com Juliana Zorzo a vice; Pedro Kemp do PT com Eloisa Castro a vice e João Henrique Catan candidato a prefeito com Jayme Magalhães vice, ambos do PL.
As candidaturas que também se concretizaram após as convenções, são as seguintes: Sérgio Harfouche do Avante; Marcelo Miglioli do Solidariedade; Esacheu Nascimento do PP; Dagoberto Nogueira do PDT; Guto Scarpanti do Novo; Cris Duarte do PSOL; Marcelo Bluma do PV; Paulo Matos do PSC; Loester Trutis do PSL; Sidineia Tobias do Podemos, além de Marquinhos disputando a reeleição.
Outras eleições
Segundo dados do Divulgacand, portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que tem dados das eleições municipais desde 2004, o número de candidatos a prefeito foi maior apenas em 2016, depois da cassação de Alcides Bernal (PP) e de seu vice, Gilmar Olarte.
Quatro anos atrás, foram 16 candidatos na disputa que rendeu segundo turno com Rose Modesto (PSDB) e Trad.
Em 2012, Bernal disputou com outros 6 candidatos, entre eles Edson Giroto (PSDB), rendendo segundo turno também, com o progressista sendo eleito.
Já em 2006 e 2004, apenas 5 candidatos disputaram a prefeitura e nas duas eleições, Nelsinho Trad venceu.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
PF realiza operação contra crimes de abuso sexual infantil em Campo Grande
Mandado de busca e apreensão foi cumprido em Campo Grande
Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões, diz ministro
Número foi passado pela Casa Civil na reunião da Junta de Execução Orçamentária
Internacional vence o Vasco em São Januário e chega a 15 jogos de invencibilidade no Brasileiro
Vasco voltou a perder diante do seu torcedor em São Januário
Luan Santana revela nome da primeira filha com Jade Magalhães
Anúncio foi feito durante participação no “PodPah” desta quinta-feira (21)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.