Justiça manda Polícia Federal investigar fakes retirados do ar em MS por ofensa eleitoral

A Justiça Eleitoral encaminhou os dados de seis perfis falsos do Facebook à Polícia Federal. O objetivo é identificar os responsáveis pelas páginas que, conforme a decisão judicial, atacam ilegalmente o candidato do PSDB ao governo de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. As medidas foram publicadas na tarde desta sexta-feira (25) no mural eletrônico. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Justiça Eleitoral encaminhou os dados de seis perfis falsos do Facebook à Polícia Federal. O objetivo é identificar os responsáveis pelas páginas que, conforme a decisão judicial, atacam ilegalmente o candidato do PSDB ao governo de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

As medidas foram publicadas na tarde desta sexta-feira (25) no mural eletrônico. É o espaço disponibilizado no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para dar acesso imediato às medidas judiciais durante as eleições deste ano.

Inicialmente, a Justiça mandou retirar os conteúdos do ar. Com isso, o Facebook bloqueou as páginas, mas alegou que não tem controle sobre quem, de fato, é responsável por postar os conteúdos.

A dificuldade estaria na localização do IP, o protocolo de internet, ou, de forma geral, o ‘endereço’ do computador de origem da informação. Ocorre que muitos provedores de internet usam IPs que mudam constantemente de número, dificultando a identificação.

“Portanto, o trabalho de identificação dos responsáveis deve ser realizado de forma minuciosa e na seara própria pela Polícia Federal, servindo os dados solicitados em decisão liminar para subsidiar a devida instrução criminal”, relata o juiz Emerson Cafure.

Conteúdos relacionados

senadora ministério