O remake da novela “Pantanal” já termina nesta sexta-feira (7), completando pouco mais de seis meses no ar. No entanto, contando desde o início das gravações no pantanal sul-mato-grossense em setembro de 2021, até o desfecho que ainda será exibido, foram 14 meses de repercussão do folhetim em .

Em todo esse tempo, a trama gerou assunto e repercutiu de diversas maneiras, sejam elas negativas ou positivas. Entre cenas e bastidores, nesta quinta (6), dia da exibição do penúltimo capítulo do remake, o Jornal Midiamax relembra os 10 melhores momentos que viralizaram ou simplesmente foram especiais para Mato Grosso do Sul por causa da novela “Pantanal”.

1. Perrengues

O povo se diverte vendo artista passar perrengue no meio do mato e eles se divertem também. Talvez, o momento mais repercutido e comentado tenha sido quando a atriz Juliana Paes “passou mal de calor, em novembro de 2021, quando estava em Mato Grosso do Sul gravando cenas de sua personagem Maria Marruá.

Em seus stories no Instagram, a artista apareceu completamente vermelha e suada de tão quente que estava. “Pense num dia quente, pense… Pense em um calor. É hoje. Ontem um me mordeu na testa, eu ganhei um preenchimento natural”, disse na gravação. Em seguida, tirou a língua, ofegante, como se precisasse de mais ar e fôlego para sobreviver ao calorão. Assista:

Na hora em que Juliana Paes compartilhou a situação, os termômetros em – região onde ela estava – marcavam 36°C, com sensação térmica de 42°C, e a umidade relativa do ar estava em 45%. Veja o vídeo:

O período que passou em Mato Grosso do Sul não foi nada fácil para Juliana Paes. Um mês antes de “passar mal” de calor, em outubro de 2021, a artista enfrentou a inesquecível tempestade de areia que passou por todo o Estado.

Na época, ela foi a única envolvida no remake da novela “Pantanal” que compartilhou os momentos de tensão que viveu no bioma durante a nuvem de poeira, quando o dia virou noite:

2. Ensinamento raiz

Também em novembro de 2021, outro momento que viralizou foi quando os pantaneiros de Mato Grosso do Sul ensinaram o ator José Loreto a comer usando facão.

Em imagens publicadas nas redes sociais, o intérprete de Tadeu, apareceu tomando tereré em chifre de boi junto aos peões e comendo marmita no meio deles, da forma como os mesmos fazem. Mas o que chamou atenção foi vê-los usando facões ao invés de facas para saborear a comida de raiz no meio do mato.

José Loreto aprendendo a comer com facão em MS - (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)
José Loreto aprendendo a comer com facão em MS – (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)

José Loreto os acompanhou na boquinha e não ficou de fora de nenhuma vivência. Cheios de simplicidade, com brilho no rosto e no olhar, os peões mostraram um pouco da vida rural em Mato Grosso do Sul.

Meses depois, em junho de 2022, o terceiro mês da novela no ar, Tadeu, o personagem de José Loreto na novela, apareceu fazendo uma refeição usando o facão, mostrando que aprendeu mesmo com os peões da região.

3. Comprando casaco em Aquidauana

Acostumados a passar calor quando estiveram em MS em 2021, os atores da novela “Pantanal” voltaram a Mato Grosso do Sul em maio de 2022 para uma segunda temporada de gravações do folhetim no bioma sul-mato-grossense.

Desprevenidos, eles chegaram nos dias mais frios do ano e precisaram, de última hora, correr para Aquidauana, município mais próximo do pantanal, para comprar casacos.

Marcos Palmeira e Dira Paes na loja - (Foto: Arquivo Pessoal)
Marcos Palmeira e Dira Paes na loja – (Foto: Arquivo Pessoal)

As comprinhas de Marcos Palmeira e Dira Paes (Zé Leôncio e Filó) viralizaram no Brasil. Os atores contagiaram pela simpatia e pela simplicidade de irem até a cidade do interior comprar agasalhos.

Logo, populares entraram na loja, pediram fotos com os artistas e todos foram muito bem atendidos. Naquele dia, a região tinha atingido -1 ºC de sensação térmica.

Todo mundo junto para a selfie com Marcos Palmeira em Aquidauana - (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Todo mundo junto para a selfie com Marcos Palmeira em Aquidauana – (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

4. Temporada de famosos

A novela “Pantanal” fez o interesse por Mato Grosso do Sul disparar no Brasil e no mundo. E desde que o remake foi anunciado pela TV Globo, em setembro de 2020, inúmeras celebridades pintaram por aqui. Influencers famosos, atores e artistas em geral não param até hoje de aparecer para conhecer o pantanal sul-mato-grossense.

Entre eles: Rafa Kalimman, David Brazil, todos os rostos conhecidos da novela “Pantanal”, Eliana, Narcisa… todo os meses, MS recebeu pelo menos uma celebridade depois do anúncio da nova versão do clássico da Manchete.

5. Economia movimentada

Ainda nos primeiros meses, restaurantes de Aquidauana e do distrito de Piraputanga viraram sensação. Todo mundo queria conhecer os espaços e os pratos consumidos quase que diariamente pelos artistas de “Pantanal”, especialmente os que levavam peixe no preparo.

Comida nutella é levada para o Pantanal - (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Comida nutella é levada para o Pantanal – (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Até o MC Donald's de faturou com a estadia do elenco, que chegou a levar para o pantanal pacotes com os hambúrgueres da franquia. Além, é claro, do turismo em geral, com o aumento dos pacotes de viagens para turistas conhecerem a região.

Comida nutella é levada para o Pantanal - (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Comida nutella levada para o Pantanal – (Foto: Reprodução/Redes sociais)

6. Atores locais brilhando na telinha

Desde o primeiro capítulo, atores de Mato Grosso do Sul apareceram na novela. A primeira aparição de todas foi de Tero Queiroz, que interpretou um dos primeiros funcionários de Joventino, ainda na pele de Irandhir Santos e antes de se tornar o Velho do Rio.

Na sequência, André Tristão brilhou quando seu personagem foi morto pela da novela. O ator coxinense teve grande destaque na obra como um dos jagunços contratados por Muda (Bella Campos) para matar Juma (Alanis Guillen) e Maria Marruá (Juliana Paes).

Na ordem, da esquerda para a direita: André Tristão, Tero Queiroz, Espedito Di Montebranco, Bruno Moser e Ligia Prieto - (Fotos: TV Globo)
Na ordem, da esquerda para a direita: André Tristão, Tero Queiroz, Espedito Di Montebranco, Bruno Moser e Ligia Prieto – (Fotos: TV Globo)

Outros nomes como Espedito Di Montebranco, que interpretou o motorista Jefferson, Bruno Moser, que viveu o agente ambiental responsável por prender caçadores e Ligia Prieto, uma viajante da chalana de Eugênio (Almir Sater) e Bruaca (Isabel Teixeira), também fizeram bonito.

Para Mato Grosso do Sul, foi um orgulho ver artistas da terra se destacando e ganhando uma oportunidade no remake de uma novela tão importante para o Estado.

7. Noveleiros de todos os públicos

“Pantanal” também fez muitos homens se renderem ao gênero telenovela. Vulgarmente chamada de “novela de macho”, o folhetim conquistou o público masculino, que chegou a se reunir em bares de Mato Grosso do Sul para acompanhar a trama com orgulho.

Teve até marido que se trancou no quarto para assistir à novela “Pantanal” enquanto a esposa queria sair, em Coronel Sapucaia. Relembre:

As crianças também não ficaram de fora e se encantaram com a poesia de “Pantanal”. A pequena Maria Clara, agora com três anos de idade, ficou fascinada por algumas sequências e até aprendeu a tocar berrante. Veja:

8. Delinha na novela

Um presente, na hora certa, preparado pelo destino. Poucos dias antes de falecer, a cantora Delinha recebeu uma linda homenagem na novela “Pantanal”. A coincidência da “surpresa” ter sido na noite da véspera de sua alta enquanto estava internada em Campo Grande ficou ainda maior após a notícia de seu falecimento no dia 16 de junho.

Menos de um mês antes de sua partida, no dia 24 de maio, a novela “Pantanal” exibiu uma cena em que os violeiros Trindade (Gabriel Sater) e Tibério (Guito) cantaram uma canção do ícone sul-mato-grossense: “Malvada”, clássico de Délio e Delinha.

E que emoção… segundo João Paulo Pompeu, filho da dupla de raiz mais famosa de MS, a mãe estava assistindo à trama no hospital e todo mundo fez questão de comentar com ela sobre a “aparição” sonora na voz de Gabriel Sater e Guito.

“Delinha, sua música na novela, olha lá”, contou João Paulo, sobre os comentários da equipe médica. No dia seguinte, ele visitou a mãe na unidade de saúde, colocou o vídeo da cena para ela assistir novamente e, juntos, os dois se emocionaram. “Ela ficou muito feliz e me disse ‘Pelo menos o que nós fizemos emocionou todo o Brasil e agora todo mundo está conhecendo a música Malvada'”, disse ao MidiaMAIS.

9. Imagens reais de incêndio

Ambientada no pantanal, o remake da TV da Globo exibiu cenas reais dos incêndios que devastaram o bioma sul-mato-grossense nos últimos anos e colocou o Velho do Rio (Osmar Prado), um dos principais personagens, para agonizar queimando no meio do fogo.

A maior parte das imagens mostradas no folhetim são do ano de 2020, período cruel das queimadas e quando fortes cenas foram registradas. Até o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul cedeu imagens para que a obra global pudesse apresentar a tragédia ambiental da melhor forma possível.

O resultado, depois das sequências, foi comoção e a dor nacional. A novela da fez o Brasil inteiro chorar e abrir os olhos para os problemas envolvendo as queimadas na região. As cenas ficaram marcadas pelo tom impactante e conscientizador e fizeram história.

10. Sósias de MS dos personagens

A parte mais divertida talvez tenha sido a explosão de sósias de Juma, Guito e vários outros personagens da novela “Pantanal”. Em Mato Grosso do Sul, todo mundo queria ser alguém do folhetim. Em festas caracterizados ou até mesmo para diversão pessoal, muita gente se vestiu como alguma figura da trama.

Em especial, o MidiaMAIS destaca três: o Tibério, a Juma e o Zé Lucas de Campo Grande. Relembre:

Zé Lucas

Servidor do município ao lado de Irandhir Santos, caracterizado como Zé Lucas de Nada - (Fotos: Arquivo Pessoal/TV Globo, Divulgação)
Servidor do município ao lado de Irandhir Santos, caracterizado como Zé Lucas de Nada – (Fotos: Arquivo Pessoal/TV Globo, Divulgação)

Zé Lucas? Que nada! Funcionário da Sesau (Secretaria de Saúde) de Campo Grande, o campo-grandense Davi Rodrigues, de 49 anos, foi comparado ao personagem José Lucas de Nada, interpretado pelo ator Irandhir Santos na novela “Pantanal“.

As comparações começaram devido ao cavanhaque e ao boné que o servidor usa, que remetem ao visual do caminhoneiro do folhetim. “Muito parecido. Até nas missas as pessoas acham ele igual, tanto que começamos a chamá-lo de Davi de Nada”, conta a esposa Zenir, que enviou a história ao MidiaMAIS.

Juma

“Araa”. Basta pensar na figura de Juma Marruá, interpretada pela atriz Alanis Guillen na novela “Pantanal”, que este e outros dialetos como “reiva” e “quérimbora” vêm imediatamente à cabeça. A campo-grandense Ivana Karoline, de 26 anos, não usa esse vocabulário, mas é como Juma que ela se expressa ao incorporar a ‘mulher-onça' de Campo Grande.

A artista visual aproveitou as férias de julho para se fotografar como a personagem do remake e externar os sentimentos mais profundos. Para Ivana, a arte é uma expressão e nem da espingarda, ela abriu mão na hora da “incorporação”.

Edícula virou tapera para Ivana fazer registros como Juma - (Foto: Arquivo Pessoal)
Edícula virou tapera para Ivana fazer registros como Juma – (Foto: Arquivo Pessoal)

“Gosto da Juma, desde quando a Cristiana Oliveira interpretou pela primeira vez, agora a Alanis está mandando muito bem no papel, representando o arquétipo da onça, que tem em si força, coragem, beleza e tantas outras características que nós mulheres acabamos tendo que desenvolver”, detalha ela sobre a admiração pela personagem.

Tibério

“Adoro desafios”. É dessa forma que o campo-grandense Helton Richard inicia a conversa com o MidiaMAIS ao contar sobre a fama que ganhou de “Tibério de Campo Grande”. De início, a semelhança com o personagem foi vista por amigos e por ele mesmo, mas no jeito e não na aparência.

“Sou fã dele, fui criado em fazenda e me vejo muito no papel”, conta o “sósia”, que trabalha como vendedor em uma multinacional de Campo Grande. “Sou sistema pantaneiro: bota, fivela, chapéu e tereré”, completa, sobre as comparações com Tibério.

Na primeira foto, o ator Guito caracterizado como Tibério; nas outras duas, Helton, o Tibério campo-grandense - (Fotos: Redes Sociais/Arquivo Pessoal)
Na primeira foto, o ator Guito caracterizado como Tibério; nas outras duas, Helton, o Tibério campo-grandense – (Fotos: Redes Sociais/Arquivo Pessoal)

Devidamente vestido, com roupas idênticas, bigodão destacado e chapéu na cabeça, o sul-mato-grossense bateu uma foto e enviou a Guito, que prontamente respondeu o fã: “Ôloco! Aí dei valor. Igualin”, escreveu o cantor famoso, reconhecendo a semelhança. “Povo tá me chamando assim agora… eu viajo muito”, conclui o Tibério da Capital.

Fim da novela Pantanal

Entre tantos momentos, estes foram alguns dos mais bacanas que a novela proporcionou ao cotidiano sul-mato-grossense com sua imensa repercussão. Lembra de algum outro que ficou de fora da lista? Mande para o MidiaMAIS.

A Globo exibe o último capítulo de “Pantanal” nesta sexta-feira, dia 7 de outubro. Será que a repercussão termina por aí ou continuará de alguma maneira mesmo após o fim da obra?

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.