Prefeita de Campo Grande afirma que não haverá 2º curso de formação para remanescentes da GCM

Mesmo chamando todos os alunos que concluíram o primeiro curso de formação, GCM de Campo Grande ainda ficaria com déficit de efetivo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Pronunciamento foi feito na 1ª edição da Feira da Bolívia em 2023, durante entrevista ao Jornal Midiamax (Foto: Ranziel Oliveira / Jornal Midiamax)

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, afirmou neste domingo (12) que não haverá segundo curso de formação para os candidatos remanescentes – que estão aptos, mas não se enquadraram no número de vagas da primeira turma – do concurso da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de 2020.

O pronunciamento foi feito durante uma agende pública, na 1ª edição da Feira da Bolívia em 2023. O Jornal Midiamax questionou a chefe do executivo municipal sobre os candidatos remanescentes da GCM, tendo em vista que a Guarda está com um déficit de quarenta 40% do efetivo, problema que não estará resolvido mesmo com a posse de todos os 372 aprovados no primeiro curso de formação.

Logo, existem vagas e a necessidade de ingresso de novos GCMs, para além dos que já se formaram. Dessa forma, foi perguntado se a gestão iria realizar um novo curso de formação. “Não, não, nós temos que chamar os que já foram capacitados. Os GCMs alunos que já foram capacitados. Chamamos 100 agora em janeiro e março vamos chamar mais um quantitativo”, disse Adriane Lopes.

Com isso, o Jornal Midiamax indagou se um novo curso aconteceria depois. “Não, não. Agora nós vamos chamar os que já fizeram o curso de capacitação”, disse a prefeita.

GPI (Grupo de Pronta Intervenção) da GCM de Campo Grande durante o desfile de 26 de agosto, ilustrativa (Foto: Henrique Arakaki / Jornal Midiamax)

Adiamentos e 372 formandos

Após muita espera e adiamentos no concurso da GCM, os candidatos se formaram na sexta-feira (9) de dezembro de 2022, em Campo Grande. Dos 388 que começaram o curso de formação, 372 concluíram e se graduaram.

Déficit de efetivo

Conforme publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), no dia 30 de maio de 2022.  Foram criados 1.750 (um mil e setecentos e cinquenta) cargos da Guarda Civil Metropolitana, que corresponderá até dezembro de 2025, ao efetivo da carreira.

Ainda conforme o o diário, atualmente o efetivo atual da Guarda Civil Metropolitana é de 1.039 (mil e trinta e nove) servidores, com uma defasagem de 40,63%.

2º curso de formação aconteceria até 2024

Em 30 de julho de 2022, o hoje ex-secretário de segurança pública de Campo Grande, Valério Azambuja, afirmou que um segundo curso de formação para os candidatos remanescentes deveria acontecer até 2024.

Em entrevista ao Jornal Midiamax, o antigo titular da pasta de segurança pública do município foi questionado sobre a possibilidade de haver um segundo curso de formação, destinado aos candidatos que estão aptos e não foram convocados para a primeira turma. “Vai, está previsto para os remanescentes 2023, 2024. O concurso é valido por 2 anos e pode ser prorrogado. Havendo a disponibilidade orçamentária e financeira o município com certeza vai habilitar, e vai chamar só para fazer o curso de formação. Então, aqueles que estão classificados em 400,500 e 600 têm chances de serem chamados”, disse ele.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

campo grande sindrome
tereré