Vacinação contra covid em crianças deve começar na próxima semana em MS, diz secretário
Previsão é de que as doses cheguem no dia 13 de janeiro
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A vacinação em crianças, de 5 a 11 anos, deve começar na próxima semana em Mato Grosso do Sul. Seguindo o cronograma do Ministério da Saúde, o qual estipulou a entrega de lotes nos dias 13, 20 e 27 de janeiro, sendo a primeira data para as capitais, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, comentou que a distribuição deve começar em seguida.
“O primeiro lote está previsto para chegar no dia 13 e, em seguida, no dia 14 mesmo, já estaremos vacinando. Agora, se tiver a possibilidade de começar a vacinação no mesmo dia, assim será feito”, afirmou ao Jornal Midiamax o secretário.
No último dia 27 de dezembro, o Governo de Mato Grosso do Sul já havia autorizado a vacinação em crianças nesta faixa etária, sem a necessidade de receita médica e em todos os municípios. A exigência é que apenas os pais ou responsáveis — com o documento da criança — compareçam com elas nos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na ocasião, houve uma reunião com representantes dos 79 municípios — em convocação extraordinária — para discutir a questão. Dessa forma, o que antes era apenas uma opinião do secretário, foi discutido e referendado na CIB (Comissão Intergestores Bipartite).
Vacina utilizada em crianças será a da Pfizer
O assessor militar da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Marcello Fraiha, comentou que a vacina a ser utilizada será a da Pfizer, só que com dosagem e composição diferentes da que já é utilizada para os maiores de 12 anos, sendo a distribuição feita pelo Ministério da Saúde. Fraiha ainda ressaltou que o Estado possui 291.800 crianças nesta faixa etária aptas a se vacinarem.
MS deve reativar linha direta e drive-thru do Corpo de Bombeiros
Conforme Resende, para conter o novo surto da doença, a SES pretende “reativar a linha direta” e também o drive-thru dos bombeiros, em Campo Grande, onde pretende aumentar ainda mais a testagem da população.
“Vamos começar a vacinação infantil e tão logo convocar as pessoas para as doses de reforço, bem como a vacina da Influenza, que pode ser concomitante. O drive-thru também deve ser reaberto em breve e teremos as decisões mais importantes, como comprar o insumo e outras medidas de enfrentamento da Covid e da Influenza”, explicou.
Nas últimas 24h, segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o número saltou de uma média de 100 para 821 registros da doença.
Centro de Testagem distribui cerca de 600 senhas ao dia
Com lotação desde o início desta semana, o Centro de Testagem, localizado na rua Barão do Rio Branco, perto da Praça do Rádio Clube, em Campo Grande, está distribuindo entre 500 e 600 senhas ao dia. Por conta da grande procura, a responsável pelo local, a enfermeira Lina Ribeiro, reforçou mais uma vez que a população também pode buscar atendimento nas 72 unidades de saúde, distribuídas em 7 regiões da cidade.
“Aqui abre às 7h e hoje nós já distribuímos 192 senhas, até as 7h45. Ontem, no decorrer do dia, foram 630 senhas. É necessário esclarecer, mais uma vez, que a população também pode buscar atendimento nos postos de saúde. Lá também estão fazendo testes de Covid. No caso do teste da Influenza, ele só é feito se a pessoa tiver alguma internação no posto de saúde ou então está com suspeita de H3N2”, explicou Ribeiro.
Conforme a enfermeira, as senhas serão distribuídas até as 14h e, em seguida, o atendimento segue com livre demanda. “Vamos atender todo mundo até o final, com livre demanda. Nós organizamos duas salas aqui e estamos dividindo as pessoas”, disse.
Cidade do interior também vive ‘surto’
Em Ribas do Rio Pardo, por exemplo, a cidade chegou a comemorar zero internações e sequer qualquer investigação de Covid, no último mês de dezembro, agora voltou a ter um cenário preocupante: dezenas de confirmações de novos casos nos últimos dias, gente chegando na cidade em busca de emprego já contaminada e um caso positivo para H3N2.
“Nós estamos com 40 casos positivos, sendo que 18 deles foram confirmados nessa quarta-feira (5). Todos eles estão em tratamento domiciliar. A cidade esteve vários dias com zero casos e agora tivemos que voltar com o atendimento no que chamamos de Centro de Covid”, afirmou ao Jornal Midiamax o secretário de saúde do município, Matheus Bolis Fatin.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
- Mulher sofre fratura no braço após ser ‘fechada’ por veículo durante ultrapassagem no Indubrasil
- Família de Begèt de Lucena precisa de doações para custos de tratamento; saiba como ajudar
- ‘Trecho crítico’ da BR-163 registra duas mortes em menos de uma semana em Campo Grande
Últimas Notícias
Fã cospe em Xuxa Meneghel e gera tumulto na saída de estádio
Xuxa atendia fãs após show na Neo Química Arena, em São Paulo
Após rejeitar denúncia por homofobia contra pastor vereador, Câmara de Dourados terá defensor LGBT
“Ser o primeiro LGBT assumido a chegar nessa posição é uma resposta ao conservadorismo”, afirma Franklin (PT), segundo vereador mais votado em Dourados, com 2.452 votos. Sua eleição rompe preconceitos e contrasta com uma Câmara que este ano recusou uma denúncia de homofobia contra um de seus pares. O assunto ganhou as páginas dos jornais…
Robôs aspiradores são hackeados nos EUA e insultam proprietários; entenda o caso
Robôs aspiradores da marca Ecovacs, modelo Deebot X2, foram hackeados em diversas cidades dos Estados Unidos, permitindo que invasores controlassem os dispositivos remotamente e proferissem insultos raciais e obscenidades por meio de seus alto-falantes. Os incidentes ocorreram em um intervalo de poucos dias e expuseram falhas de segurança no modelo, que já haviam sido alertadas…
Augusto e Leandro são convidados especiais do ‘Barulho Bão’ desta terça-feira
Dupla anima o programa, comandado por MC Negão, com muito sertanejo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.