A reportagem intitulada “A fazenda de cenas inesquecíveis: como é a vida no campo aliada à conectividade e qualificação“, da Graziela Rezende, do Jornal Midiamax, foi um dos destaques do Prêmio Sistema Famasul de Jornalismo 2022 e conquistou o segundo lugar. A premiação ocorreu na noite dessa sexta-feira (25), em Campo Grande.

Ao falar da conquista, nas redes sociais, Graziela diz que já havia sido premiada pela Famasul, na categoria universitária, quando o prêmio foi lançado. Agora, como jornalista profissional, comemora mais esta conquista e ressalta a importância da comunicação no setor agropecuário.

“Este ano, quando lançaram o prêmio, eu decidi que iria contar a história da Famasul por meio de pessoas do campo: o vaqueiro, capataz, gerente, a cozinheira, o engenheiro, todos aqueles que fazem a engrenagem no campo e buscam qualificação. Estou muito feliz com a conquista”, afirmou.

Publicada no dia 25 de setembro, a reportagem relata a vida no campo e mostra a história de pessoas que ajudam a construir a história da Famasul (Federação da e Pecuária de Mato Grosso do Sul). Após 45 anos, a entidade é considerada de extrema importância para o trabalhador rural sul-mato-grossense.

Segundo a organização do prêmio, foram ao todo 69 reportagens inscritas.

Importância da qualificação no campo

De início, a equipe do Jornal Midiamax uma fazenda, de “cenas inesquecíveis”, a qual mostra a vida no campo aliada à conectividade e qualificação. Lá, o engenheiro agrônomo Lucas Ingold, de 28 anos, é quem conta um pouco da trajetória dos pais no campo e a própria, a qualificação que recebeu, o despertar para voltar às origens, a sucessão familiar e o trabalho atual de integração lavoura-pecuária na fazenda da família.

Neste local, do vaqueiro aos donos, todos passam por cursos de qualificação. A reportagem ainda mostra qualificação em outros setores, como do leite, sempre tendo a Famasul e outros sindicatos como polos de treinamento e de bons resultados no campo.

Desta forma, estas entidades, com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) sendo o último do “Sistema S”, cresceram junto e contribuem, cada vez mais, para o avanço do Estado.

Em junho deste ano, outra matéria do Midiamax, também falando sobre o setor agropecuário, recebeu prêmio no Sindicato Rural de Campo Grande.

Premiação ocorreu na noite dessa sexta-feira (25), na sede da Famasul. Foto: Graziela Rezende/Jornal Midiamax
Premiação ocorreu na noite dessa sexta-feira (25), na sede da Famasul. Foto: Graziela Rezende/Jornal Midiamax