Coronavírus: isolamento social em Campo Grande volta a ser o pior entre as capitais
Taxa de isolamento social da Capital sul-mato-grossense foi de 44,28% no domingo; MS foi o quarto pior do país.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Campo Grande voltou a ser a capital brasileira com o pior isolamento social, conforme dados da consultoria In Loco referentes ao domingo (7). A maioria da população aproveitou o fim de semana para ir às ruas, ignorando os riscos do novo coronavírus (Covid-19).
No mesmo dia, a In Loco apontou que Mato Grosso do Sul teve o quarto pior isolamento social entre os Estados, com taxa de 45,1% –atrás de Goiás (43,56%, o pior do país), Sergipe (44,22%) e Tocantins (44,68%).
Já a taxa de isolamento social de Campo Grande foi de apenas 44,28%, isto é, de cada 100 moradores da cidade, 44 saíram de casa. A movimentação é constatada a partir do sinal de telefones celulares e relatada às Secretarias Estaduais de Saúde.
Campo Grande ficou à frete de Goiânia (GO), que por dias consecutivos aparece entre primeiro e segundo lugar no país e, neste domingo, teve isolamento de 44,94%.
A cidade já havia figurado na primeira posição nacional em outras ocasiões, como em 29 de maio. Contudo, chama a atenção a posição em um domingo, dia em que naturalmente há um recolhimento voluntário da população –blitze realizadas pela Guarda Municipal e outras autoridades de segurança confirmaram o grande número de pessoas fora de casa, também denunciadas por leitores do Jornal Midiamax.
Rondônia, com 55,18%, e sua sede administrativa, Porto Velho, com 56,92%, foram respectivamente os melhores Estado e capital no isolamento social neste dia.
A tática de enfrentamento à Covid-19 é defendida como a mais eficaz pelas autoridades de Saúde, uma vez que, sem ir às ruas, as pessoas reduzem drasticamente as chances de se contaminarem com o coronavírus ou o passarem adiante. No entanto, para ser eficiente, o isolamento deveria ter adesão superior a 60% da população.
Isolamento social contra o coronavírus pelo Estado
Embora a taxa isolamento social de Campo Grande seja a pior entre as capitais, no Estado foi a 27ª pior na comparação com os demais municípios –o que confirma a baixa participação da sociedade.
Nenhuma cidade teve taxa abaixo de 30%. Os piores índices vieram de Novo Horizonte do Sul e de Sete Quedas (ambas com 36,7%), Anaurilândia (39,3%), Bandeirantes (40,6%) e Chapadão do Sul (40,7%).
Já dentre os melhores percentuais, todos estão abaixo de 60%. Paranhos teve a melhor marca do Estado no domingo, com o isolamento social tendo a participação de 58,3% da população. Aral Moreira (57,9%), Douradina (55,6%), Figueirao (54,3%) e Eldorado (53,2%) fecham a lista dos cinco melhores percentuais do Estado.
Cidade com o maior número de casos (são 613 no total), Dourados registrou adesão de 51,2% de seus moradores ao isolamento social, o 12º melhor índice do Estado.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.