Uma servidora da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) vai assumir nos próximos dias a secretaria-executiva do Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor em ). A portaria com a designação foi publicada nesta terça-feira (28) no Diário Oficial da União.

De acordo com a Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos ), existem três secretários-executivos no órgão: Ben-Hur, na secretaria executiva de Direitos Humanos; Elisa Nobre, como secretária-executiva de Assistência Social; e a designada nesta terça, que assume o Procon-MS nos próximos dias.

A publicação não informa o nome da servidora, apenas o número da matrícula, 909050. A mesma servidora foi designada em 2019 como assessora de reitor na (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), pelo então ministro chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno.

Nomeação

Desta vez, o ministro Marco Edson Gonçalves Dias foi quem fez a designação da servidora da Abin. Ela será cedida por prazo indeterminado para o cargo em comissão de Administração Superior Especial e Assessoramento na função de Secretário-Executivo, símbolo CCA-01, na Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos do Estado do Mato Grosso do Sul, conforme a publicação.

A remuneração será feita pelo órgão cessionário e a servidora deverá apresentar-se imediatamente ao órgão cedente ao término da cessão, observando o disposto no art. 8º do Decreto nº 10.835, de 14 de outubro de 2021.

Sem nome divulgado, a servidora deverá ser conhecida nos próximos dias, quando for nomeada ao cargo no Diário Oficial do Estado.

Troca

A defensora pública-geral, Patrícia Cozzolino, foi nomeada no final de janeiro. Elisa Nobre, que ocupava o cargo até então, foi exonerada a pedido. Antes de tomar posse, Riedel declarou que Elisa ficaria na pasta até janeiro até que sua escolhida pudesse assumir. Na época, ele não revelou se Patrícia seria a nova secretária.

Elisa foi nomeada secretária-executiva de Assistência Social. A indicação já tinha sido adiantada pelo governador quando a anunciou para chefia da Sead interinamente.