Governo deve revisar modelo de concessão da BR-163; BR-267 terá R$ 169 milhões para asfalto

Dnit afirma que o Governo Federal irá revisar os projetos de concessão das rodovias

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BR-163
BR-163 tem interdições nesta terça-feira. Imagem Ilustrativa. (Rachid Waqued, CCR MSVia)

Nesta quarta-feira (10), parlamentares de Mato Grosso do Sul cobraram definição sobre a relicitação da BR-163. O Governo Lula deve revisar o modelo de concessão de rodovias, afirmou o coordenador da bancada de MS, Vander Loubet (PT).

Segundo o deputado federal, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), afirmou que há orientação de revisão da concessão.

Ao diretor-geral do Dnit, Fabricio de Oliveira Galvão, os deputados solicitaram projeto que atende aos interesses da população. Isso porque a atual proposta da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) não agradou o Estado.

“Tivemos uma resposta muito positiva do diretor-geral do Dnit, que explicou que há uma orientação do governo Lula para que todos os projetos de concessão de rodovias federais passem por uma revisão dos seus modelos”, explicou Vander.

Então, o coordenador da bancada afirma que buscarão “programar novas audiências públicas justamente para que a gente possa apontar um modelo que seja mais equilibrado e atenda os interesses do nosso estado”.

BR-267

Na reunião, também questionaram a situação da BR-267. O diretor da Dnit confirmou que R$ 169 milhões em recursos para recuperação asfáltica. Além disso, afirmou que em breve dará ordem de serviço para o investimento.

O destaque vai para o trecho de Alto Caracol — distrito do município de Caracol — até Porto Murtinho. “Além desses recursos, conseguimos do diretor-geral a garantia de que vai seguir logo para licitação a alça de 14 quilômetros que vai ligar a BR-267 até a ponte que está em construção para ligar Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai, que é a ponte da Rota Bioceânica”, comentou Vander.

Por fim, ressaltou a preocupação com o trecho, já que as obras da ponte da Rota Bioceânica avançaram. “Precisamos fazer avançar também esse acesso”, disse. Contudo, o deputado afirmou que o projeto apresenta um investimento de quase R$ 100 milhões.

Também participaram da agenda o deputado federal Beto Pereira (PSDB) e o deputado estadual Zeca do PT (PT). Além do secretário da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), Hélio Peluffo.

Ministério aprova estudo

O Ministério dos Transportes aprovou os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para embasar a licitação de um trecho da rodovia BR-163 em Mato Grosso do Sul. A portaria foi publicada na edição do DOU (Diário Oficial da União), em 25 de abril.

Em 2019, a CCR MSVia entregou a concessão de toda a extensão da rodovia. Desde então, o governo federal está preparando uma nova licitação. Agora, dividirá a via em dois lotes para leilões separados.

Assim, o trecho do estudo aprovado, chamado de Rota do Pantanal, vai de Campo Grande a Sonora e tem 379,6 km.