Os deputados devem votar, na manhã desta quinta-feira (5), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O projeto que aprova o efetivo de 10 mil policiais militares e 3,9 mil bombeiros será votado em segunda discussão.

No total, serão votados oito projetos. A sessão tem início às 9h e é realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, na Casa de Leis.

Efetivo da PMMS e Bombeiros

Em segunda discussão, os deputados o Projeto de Lei Complementar 11/2023, do Poder Executivo, que fixa o efetivo da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), para o exercício de 2023. A proposta pretende fixar o efetivo total de 10.695 integrantes, distribuídos nos postos e nas graduações dos Quadros de Oficiais de Policiais Militares e Praças Policiais Militares.

Já o Projeto de Lei Complementar 12/2013 fixa o efetivo do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul), para o exercício de 2023. A matéria fixa o efetivo do CBMMS para o exercício de 2023 em 3.978 integrantes, distribuídos nos postos e nas graduações dos quadros de oficiais Bombeiros Militares e de Praças Bombeiros Militares e dos Quadros Suplementares de Oficiais Bombeiros e de Praças Bombeiros Militares.

Doação de imóvel

E o Projeto de Lei 278/2023 autoriza o Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio do Poder Executivo Estadual, a doar, com encargos, ao Município de Camapuã-MS, o imóvel de sua propriedade que especifica.

ITCD

Os deputados devem analisar e votar a redação final do Projeto de Lei 165/2023, do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que altera a Lei nº 1.810, de 22 de dezembro de 1997, que trata sobre os tributos de competência do Estado, no que tange o (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação).

Balanço financeiro do Governo

Em discussão única serão apreciados: o Projeto de Decreto Legislativo 23/2023, da Mesa Diretora (2023 – 2024), que aprova o Balanço Geral do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul relativo ao exercício econômico-financeiro de 2021.

Utilidade pública

Projeto de Lei 258/2023, do Presidente do Legislativo Estadual, deputado Gerson Claro (PP), que declara de Utilidade Pública Estadual a “Associação de Pais e Amigos da de Costa Rica”, com sede em Costa Rica-MS.

Vagas em universidades para PCDs

Em primeira discussão, os deputados estaduais analisarão o Projeto de Lei 212/2023, de autoria do deputado Antonio Vaz, que assegura às pessoas com deficiência, no âmbito dos órgãos da Administração Direta, das autarquias e das fundações do Poder Executivo Estadual, 10% (dez por cento) das vagas oferecidas a estagiários que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação do Estado de Mato Grosso do Sul.

Arraiá da Alems

De autoria do deputado estadual (PSDB) e coautorias dos outros 23 parlamentares, será apreciado em segunda discussão o Projeto de Lei 185/2023, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado o Arraiá da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, no mês de junho. Neste ano, na primeira edição, houve participação aproximada de 1,2 mil pessoas.

(Matéria editada às 11h para correção de informações)