Pular para o conteúdo
Política

Advogada ‘enquadra’ Mattogrosso, mas só deputadas ouvem sobre pedofilia na Assembleia

'Tão indelicada quanto eu', rebateu o deputado ao ser questionado sobre postura durante discurso
Evelin Cáceres, Mariane Chianezi -
A advogada Maria Isabela Saldanha (Luciana Nassar, Alems)

“Doutor, dá licença? O senhor pode prestar atenção?” Foi assim que após estar discursando por dois minutos na Alems ( Legislativa de Mato Grosso do Sul) e já ter alertado sobre silêncio, que a advogada Maria Isabela Saldanha, presidente da Comissão de Defesa das Crianças e Adolescentes da (Ordem dos Advogados do , seccional de Mato Grosso do Sul) tentou pedir atenção dos deputados da Casa para conseguir falar sobre combate à pedofilia.

A fala foi direcionada ao deputado João Cesar Mattogrosso (PSDB), que estava conversando com assessores, enquanto a advogada usava a tribuna da Casa. O alerta aconteceu na sessão dessa terça-feira (9), enquanto a advogada discursava sobre a importância do combate à pedofilia e morte da menina indígena Raíssa, estuprada e jogada de um penhasco em Mato Grosso do Sul.

“O que me fez realmente perder a paciência foi uma risada dada por um grupo de homens que estava no local. Tinha uma rodinha de assessores e deputados homens que parece que estavam contando piada enquanto eu discursava. Uma atitude machista e desrespeitosa”, disse.

A advogada Maria Isabela relata que nem o treinamento de guerra da ONU (Organização das Nações Unidas) que ela fez conseguiu mantê-la calma após o desrespeito. “Porque falta de respeito é uma das piores coisas que existem, ainda mais vindo de deputados. Eu estava ali para falar. Se eles não conseguem demonstrar empatia em cinco minutos de discurso, como vão ter empatia por crianças mortas e estupradas todos os dias? Não adianta falar de família e não prestar atenção no que está acontecendo com essas meninas aqui no Estado”, argumentou.

Assim que subiu na tribuna, a advogada fez um alerta sobre o barulho na Casa. “Já que a gente está discutindo atenção, principalmente nas escolas, gostaria da atenção dos senhores”, iniciou. No entanto, o alerta foi ignorado e é possível perceber no vídeo de transmissão da sessão (confira abaixo) o barulho alto de conversa.

João César Mattogrosso

Nesta quarta-feira (10), o deputado João Cesar Mattogrosso admitiu a falha, mas relatou não ter gostado da forma como foi advertido pela convidada. “Foi uma falha minha, mas ela foi tão indelicada quando eu”.

João César disse, ainda, que é preciso respeitar a todos que vão à Casa, após ser questionado se mudaria a postura durante os discursos ao ter mulheres convidadas na Assembleia. “Só com mulheres? Não com homens, gays, convidados? Todos, né”.

Só as três deputadas ouvindo

Somente as três deputadas mulheres do total de 24 parlamentares na Assembleia ficaram sentadas ouvindo a advogada. “E no final ainda vieram falar comigo, se colocaram à disposição. A gente vê essa falta de educação dos homens com as mulheres em todos os lugares, em todas as esferas de poder”, analisa.

Convidada para falar sobre a Semana de Combate à Pedofilia, a advogada Maria Isabela Saldanha pediu atenção às crianças indígenas. “Não podemos falar em prevenção sem lembrar que há um fluxograma que decide como a rede de proteção tem que operar, para que todos os órgãos atuem de melhor forma para prevenir e combater o assédio. Em relação aos indígenas, eu gostaria de lembrar que as nossas crianças indígenas são as que mais passam por violência, e não é cultural, e ainda que fosse cultural, deveria ser extirpada. Lanço esse desafio para que seja dada atenção a essas crianças. Elas são violentadas da mesma forma e merecem o mesmo respeito. Somos o segundo país em exploração sexual”, ressaltou.

A advogada credita o episódio a mais um caso de machismo. “Uma total falta de respeito. Nenhum deputado permaneceu para ouvir”, lamentou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados