Após o candidato (PRTB) faltar ao e cancelar participações nos próximos debates na imprensa de , na noite desta segunda-feira (17), seu adversário nas urnas, Eduardo Riedel (PSDB), afirmou que não deverá mudar sua estratégia e confirmou participação em todos os debates.

“Vou seguir participando de todos os debates, porque tenho palavra e propostas. Contar está fungindo porque não tem capacidade de debater, de apresentar propostas. Eu vou seguir tanto com minha campanha como com os debates, é um compromisso com o eleitor”, declarou Riedel ao Jornal Midiamax.

O candidato também destacou que os debates jornalísticos com candidatos a cargos eletivos são uma oportunidade para apresentar propostas, para provocar embates democráticos e para facilitar a escolha consciente de eleitores. “Considero uma pena essa ausência e as próximas que anunciaram. o Jornal Midiamax fez o papel dele, tradicionamente, mas o candidato faltou com respeito não só à produção, ao veículo, mas a toda população de Mato Grosso do Sul”.

Debate Midiamax foi mantido mesmo com desistência

O candidato Capitão Contar (PRTB) desistiu de participar do Debate Midiamax nesta segunda-feira (17). Às 18h18 – menos de duas horas antes do início do debate – a coordenação de Contar encaminhou um e-mail alegando que o candidato “tem apenas 12 dias de campanha e vai priorizar agendas no interior”. O Debate Midiamax foi mantido, apenas com a participação do candidato Eduardo Riedel (PSDB).

No entanto, Contar já havia confirmado presença no debate. Consta em ata desde o dia 14 de junho, antes do primeiro turno, e ratificada no último dia 5 de outubro para o segundo turno o compromisso de participação no Debate Midiamax.

Riedel
Representante do PRTB assinou ata se comprometendo com a participação de Capitão Contar no Debate Midiamax

No sábado (15) Contar chegou a comentar a expectativa para o debate. “A expectativa é que tenhamos um debate produtivo, construtivo, com apresentação de propostas, sem fake news, sem mentiras e que a população tenha mais uma vez a oportunidade de conhecer os candidatos ao Governo do Estado”, declarou.

No e-mail, de acordo com a coordenação da campanha, o candidato decidiu priorizar o corpo a corpo com os eleitores e traçou como meta percorrer todas as quatro regiões de Mato Grosso do Sul nos próximos 12 dias.

De última hora

De acordo com informações da equipe de campanha ao colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a decisão de Contar teria sido tomada após o suposto atentado contra o candidato do Republicanos ao Governo de São Paulo Tarcísio de Freitas, após tiroteio acontecer fora da sede que inaugurava nesta segunda-feira (17), no Polo Universitário de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo.

Porém, o candidato foi visto em agenda por e desde a manhã desta segunda-feira (17), antes mesmo do atentado contra Tarcísio. Postagens nas redes sociais comprovam a agenda do candidato. Contar estava, por exemplo, com carreata marcada para às 17h em Coxim. No fim da noite desta segunda-feira, Contar também foi visto em agenda política em via pública em São Gabriel do Oestes, a acerca de 130km de Campo Grande.

Contar também cancelou a participação no debate de quarta-feira (19), a partir das 11h, que seria promovido pelo TopMídiaNews e pelo SBT. O outro debate marcado é o da TV Morena, previsto para o dia 25.

Debate Midiamax bate recorde nas redes

Apesar de contar com apenas um candidato, o Debate Midiamax bateu o recorde do primeiro turno. No YouTube, a live de quase 50 minutos alcançou 12.146 telespectadores simultâneos, enquanto a mesma transmissão no Facebook ultrapassou os 8,7 mil acessos.

Ao invés de afugentar o eleitor sul-mato-grossense, a desistência de Capitão Contar despertou ainda mais interesse e fez Mato Grosso do Sul correr para ver o que estava acontecendo, fazendo os números superarem o confronto do primeiro turno.

No dia 19 de setembro, o primeiro Debate Midiamax em 2022 teve mais de 20 mil acessos simultâneos contando as transmissões ao vivo no YouTube (11,3 mil) e no Facebook (9,2 mil).