Em Campo Grande, mais de 2,6 mil eleitores procuraram o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) para atendimento. Isto porque o prazo de regularização e emissão do título de eleitor terminou na última quarta-feira (4).
Conforme o TRE-MS, no último dia para regularização, 1.166 pessoas foram atendidas na Capital. Foram 1.046 no CAE (Centro de Atendimento ao Eleitor) e outras 120 no Cijus (Centro Integrado de Justiça – Campo Grande).
Na terça-feira (3), 856 pessoas foram atendidas em Campo Grande, 779 no Centro de Atendimento e outras 77 no Cijus. Já na segunda-feira (2), 639 eleitores procuraram atendimento, sendo 565 no CAE e 74 no Centro Integrado de Justiça.
E os eleitores que perderam o prazo?
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a partir de agora não será possível realizar nenhuma operação relacionada ao título de eleitor. Ainda há alternativas, porém, para quem estiver com a situação regularizada e quiser votar em um município diferente do cadastrado na Justiça. Também é necessário acompanhar se a solicitação feita no prazo se encontra regular, suspensa ou cancelada.
Em decisão nesta terça-feira, 3, o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, definiu não ser possível prorrogar o prazo para as solicitações referentes ao cadastro eleitoral. Segundo ele, a lei impede alteração do calendário eleitoral nestes casos. Alterações regulamentares, portanto, só podem ser feitas se houver alteração legal via legislativa, no Congresso.