Faltando pouco menos de três meses para as Eleições de 2022, dúvidas sobre o local de votação começam a aparecer. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recomendou que os eleitores antecipem a consulta do local de votação, que pode ser realizada direto do seu celular.

Para isso, basta baixar o aplicativo e-Título, para verificar a seção e a zona eleitoral. Cerca de 150 milhões de eleitores voltam às urnas em 2 de outubro para escolher ocupantes dos cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e estadual.

Seja para evitar congestionamento do aplicativo ou sanar a dúvida, se adiantar para verificar o local de votação é a melhor opção. A recomendou que os eleitores baixem o e-Título antecipadamente para evitar eventuais “filas virtuais” nos dias que antecedem a data da votação.

Isso porque o excesso de acessos pode comprometer a qualidade da conexão em virtude da grande quantidade de acessos simultâneos.

e-titulo votação TRE-MS diz que mudanças são apenas para 2022
Foto: TRE-MS

e-Título

Segundo o TSE, o app mostra ao eleitor o local de votação e, por meio de ferramentas de geolocalização, guia o usuário até a seção eleitoral. Além disso, o aplicativo ainda disponibiliza opção de justificar a ausência às urnas, caso não consiga comparecer para votar.

No e-Título também é possível realizar a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; o acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas; e a inscrição como mesário voluntário, entre outras funcionalidades.

O aplicativo pode ser baixado nas plataformas ou iOS, disponível para download no Google Play e na App Store.