Um dia após a diplomação, o governador eleito (PSDB) anunciou, na manhã desta terça-feira (20), mais cinco nomes de secretários que irão compor o primeiro escalão da gestão. Ao todo, nove nomes já foram confirmados para compor o novo Governo de Mato Grosso do Sul, a partir de janeiro de 2023.

Os nomes anunciados por Riedel em coletiva de imprensa no gabinete de transição foram: Pedro Caravina na Segov (Secretaria de Governo), Antonio Carlos Videira que permanece na Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Maurício Simões Corrêa na SES (Secretaria de Estado de Saúde), Jaime Verruck na Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Carlos Eduardo Girão (Controladoria-Geral do Estado).

Ao anunciar os novos secretários, Riedel afirmou que está mantendo diálogo com e escolhendo nomes de confiança. “Estou ouvindo partidos e indicando meus nomes de confiança”, disse o governador eleito.

Dos novos nomes anunciados, apenas Maurício Simões e Caravina sobem ao posto de secretários pela primeira vez. Desde fevereiro do ano passado, o ex-presidente da Assomasul, Caravina, ocupava o cargo de secretário adjunto da (Secretaria de Infraestrutura), que era capitaneada por Eduardo Riedel na gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB).

Maurício Simões, que comandará a Saúde do Estado, é médico-cirurgião de cabeça e pescoço e também ex-diretor-presidente da Unimed . Ele ocupa cargo de secretário pela primeira vez.

Carlos Videira comandará a secretaria de Segurança pelo sexto ano seguido. Ele assumiu a Sejusp em janeiro de 2018, no início do segundo mandato de Reinaldo.

Jaime Verruck, que permanecerá à frente do Meio Ambiente na nova secretaria criada pela reforma de Riedel, continua comandando uma ‘supersecretaria' do Governo. Jaime ocupa o posto desde o primeiro ano da gestão de Azambuja, em 2015.

Anunciado na CGE, Carlos Eduardo Girão também é outro nome que permanece no Governo. Ele ocupava a mesma função como controlador-geral desde fevereiro de 2017.

Com os novos anúncios desta terça, faltam ser anunciados nomes que comandarão a SED (Secretaria de Estado de Educação), a Setescc (Secretaria Estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), a Sedhas (Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Assistência Social) e o EPE (Escritório de Parceria Estratégicas), que terá status de autarquia.

Primeiros secretários anunciados

A primeira ‘leva' de secretários foi anunciada pelo governador eleito no último dia 13 de dezembro. Na ocasião, Riedel confirmou que Eduardo Rocha (MDB) será secretário da Casa Civil e Flávio Cesar Mendes de Oliveira, que já atuou como secretário adjunto da Segov-MS, será titular da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).

Também foram anunciados Ana Carolina Nardes que será mantida na SAD (Secretaria de Estado de Administração), Ana Carolina Ali Garcia na PGE (Procuradoria-Geral do Estado) e Hélio Peluffo, que deixa a prefeitura de para compor a Infraestrutura e Habitação.

Confira abaixo quais são os nomes já confirmados no primeiro escalão do Governo de Mato Grosso do Sul a partir de janeiro:

Equipe escolhida por Eduardo Riedel

Eduardo Rocha

Rocha é atualmente secretário de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul e deputado estadual. Marido da senadora Simone Tebet (MDB), não tentou reeleição para deputado neste ano.

Rocha assumiu o cargo em 2021 e foi antes assessor parlamentar do sogro, o senador Ramez Tebet, e responsável pelo escritório político em Campo Grande.

Nos primeiros oito anos, consecutivos, o parlamentar foi o líder da bancada do MDB na Casa de Leis e, dessa forma, ele falava em nome dos demais que faziam parte do grupo, defendendo sempre o diálogo e a opinião dos colegas. Em 2019, assumiu a vice-presidência da Alems e integrou a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), e era o vice-líder do governo do Estado na Assembleia.

Flávio Cesar

Flávio Cesar já foi vereador em Campo Grande e adjunto da Segov-MS (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica). Atualmente faz parte da equipe de transição do Governo do Estado.

Hélio Peluffo

Hélio deixa a Prefeitura de Ponta Porã para compor o secretariado. Ele foi Secretário Municipal de Planejamento na administração do prefeito Aires Marques (1987 e 88), quando coordenou a execução do projeto CURA que resultou na pavimentação de dezenas de ruas de Ponta Porã. Elegeu-se vereador para mandato de 1989 a 1992 e é prefeito reeleito pela cidade.

Ana Carolina Nardes

Ana Carolina Araujo Nardes é advogada e pós-graduada em Direito Público e Controle Externo da Administração Pública. Já trabalhou em diversos órgãos públicos, como Polícia Federal e Governo do Estado do Paraná, tendo coordenado por sete anos o setor de compras e contratos da Presidência da República, em Brasília.

Em 2015, ingressou no cargo de Assessora Jurídica no Gabinete da Segov (Secretaria de Estado de Governo), onde permaneceu durante o primeiro mandato do Governador Reinado Azambuja. Em 2019, Ana assumiu a área de compras do governo, onde atuou como Secretária Especial, responsável por todas as aquisições de materiais e contratações de serviços do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Ana Ali Garcia

Antes de assumir a PGE em março deste ano, Ana Ali ocupava o cargo de Consultora Legislativa do Estado. Ela ingressou em 2005 na PGE e, desde então, exerce a função de Procuradora do Estado. Entre 2008 e 2014, atuou no Gabinete da Procuradoria-Geral do Estado como Chefe da PGE/PAG (Procuradoria de Assessoria ao Gabinete). Já entre 2015 e 2016, estava na Chefia da PGE/CJUR (Coordenadoria Jurídica da Secretaria de Estado de Educação).

Ainda em 2016, passou a chefiar a PGE/CJUR-SEGOV (Coordenadoria Jurídica da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) e, em 2018, assumiu a Consultoria Legislativa do Estado (Conleg).

Antonio Carlos Videira

Secretário Antônio Carlos Videira

Videira é formado em Direito e tem 27 anos de carreira na Polícia Civil. Começou  como escrivão e passou a delegado, atuando na Delegacia de Polícia de Jateí, Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) e Delegacia Regional de Dourados. Ele ainda ocupou o cargo de superintendente de Segurança Pública da Sejusp e é secretário estadual de segurança desde janeiro de 2018.

Jaime Verruck

O secretário Jaime Verruck afirma que técnicos devem se reunir nesta segunda para discutir pontos do Cota Zero. (Foto: Marcos Ermínio)

Economista, mestre em Economia Rural pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCM (Universidade Complutense de Madrid) e possui cursos de formação executiva em Estratégias e Inovação pelo INSEAD/França e pela Universidade da Pensilvânia/EUA (Wharton), e pelo Programa CEO FGV.

Foi Diretor Corporativo do Sistema FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), responsável pela gestão estratégia do SESI, SENAI, IEL e FIEMS.

Pedro Caravina

Pedro Caravina

Pedro Arlei Caravina é delegado de polícia aposentado, foi prefeito de Bataguassu eleito em 2013 e reeleito em 2016. Durante o segundo mandato, Caravina se elegeu presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Em 2021, o ex-prefeito assumiu o posto de secretário-adjunto de Infraestrutura, pasta comandada pelo então secretário Eduardo Riedel.

Caravina deixou a secretaria em fevereiro deste ano e se lançou candidato a deputado estadual. Ele foi eleito com 31.952 votos, mas não ocupará cadeira na Assembleia Legislativa, já que optou pela secretaria de Governo de Riedel.

Maurício Simões

Maurício Simões é médico-cirurgião com especialidade em cabeça e pescoço. Ele ocupava a função de diretor-presidente da Unimed Campo Grande, posto que deixou na última sexta-feira (16) para assumir a secretaria de Saúde em janeiro. O médico também ocupava o posto de presidente da Federação da Unimed em Mato Grosso do Sul, função assumida em abril de 2022.

Carlos Girão

Carlos Eduardo Girão foi diretor de Gestão Interna do Ministério da Transparência, já atuou como chefe da Controladoria Regional da União, em Mato Grosso do Sul, no período de 2006 a 2011, e em de 2011 a 2015. Ele ocupa o cargo de controlador-geral do Estado desde fevereiro de 2017, na gestão Reinaldo Azambuja.