O coronel da Polícia Militar e vereador Alírio Vilasanti decidiu que ficará no União Brasil – sigla partidária criada em outubro do ano passado e que resultou na incorporação de dois partidos: o DEM e o PSL. Eleito pelo PSL, o Coronel Vilasanti tinha a possibilidade de escolher outro partido, mas decidiu ficar. O União Brasil fará parte do bloco de apoio político para a tentativa de reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Um dos motivos que motivou o Coronel Vilasanti a permanecer na União Brasil foi a boa ligação que ele tem com a executiva nacional da nova legenda política, que, no caso de Mato Grosso do Sul, tem a senadora Soraya Thronicke como representante. Outro fator que contribuiu veio da pré-candidata ao governo do Estado, a deputada federal Rose Modesto, que já anunciou que vai para a União Brasil para a disputa das eleições em outubro.

O vereador e Coronel Vilasanti fez questão de destacar que, durante o período em que esteve no PSL, foi um soldado do partido. E agora, na União Brasil, ele disse que continuará sendo um soldado e que “está à disposição para assumir essa responsabilidade e entender os seus dirigentes”. A criação da União Brasil foi anunciada ano passado, mas a fusão entre DEM e PSL só aconteceu em 8 de fevereiro deste ano.

Como a Lei nº 9.096/1995, ou Lei dos Partidos Políticos, estabelece – precisamente no artigo 22-A – um prazo de 30 dias, nos seis meses que antecedem uma eleição geral – no caso de deputados federais, estaduais e distritais – ou uma eleição municipal – no caso de vereadores – para que os parlamentares troquem de legenda sem correr o risco de perder os respectivos mandatos, o Coronel Vilasanti teria até o dia 9 deste mês para consolidar sua permanência. Ele se antecipou e será o único “soldado” do partido na Câmara Municipal de .

Prefessor Riverton vai para o PSD e Silvio Pitu já está quase lá

Outros dois vereadores que poderiam ficar na União Brasil – Professor Riverton e Silvio Pitu, que eram do DEM – resolveram ir para outro partido. Os dois foram vistos na convenção do PSD realizada em Campo Grande no último sábado, 5. O Professor Riverton já anunciou que vai para o PSD e que será candidato a deputado federal. Silvio Pitu deixou claro que será candidato a deputado estadual. Nenhum dos dois quis confirmar se farão campanha juntos para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

O vereador Silvio Pitu confirmou que na União Brasil não fica. Ele explicou que recebeu convites de vários partidos, mas a decisão ficará entre PSD e PP. De acordo com Pitu, o próprio prefeito o convidou e fez questão de relembrá-lo que ele foi o quinto vereador preferido nas eleições, com 4.117 votos. Silvio Pitu disse, ainda, que recebeu a ligação da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que já desembarcou no PP e quer o vereador por lá também. Apesar de não anunciado oficialmente, sua presença na convenção do PSD foi um indício de que será este seu destino.