O deputado estadual Barbosinha (PP) renunciou ao mandato parlamentar para assumir o cargo de vice-governador de Mato Grosso do Sul a partir de 2023. Como a legislatura só termina em fevereiro, a suplente Dione Hashioka (Podemos) foi convocada para completar o período.

A carta de renúncia de José Carlos Barbosa foi publicada na edição de quinta-feira (22) do Diário Oficial da Alems (Assembleia Legislativa do Estado de ). O documento foi protocolado na segunda-feira (19).

O presidente da Assembleia, (PSDB), convocou a segunda suplente, Dione Hashioka, que teve 21.754 votos em 2018 pelo PSDB. Na época, Barbosinha era filiado ao DEM, que se fundiu ao PSL para formar o União Brasil.

A primeira suplente era Mara Caseiro (PSDB), que virou titular em 2020 após a morte de (PSDB). Mara foi reeleita como a deputada mais votada em 2022.

Dione assume o mandato em 1º de janeiro, mesmo dia que Barbosinha toma posse como vice-governador. Ela já havia sido deputada entre 2007 e 2014.

“Assumiremos por um mês neste terceiro mandato, que fará parte da minha história na trajetória desta Casa de Leis. É com muito orgulho que irei assumir essa cadeira, e ser mais uma mulher que está participando e contribuindo com o Mato Grosso do Sul. Em janeiro posso visitar secretarias e o futuro governador, e manifestar os anseios do Vale do Ivinhema, e de todo o Mato Grosso do Sul. E poderei contribuir muito para o mandato do meu marido, deputado Roberto Hashioka [União], pois defendemos as mesmas causas e região, e quem ganha com isso é a população”, declarou.