O governador eleito Eduardo Riedel (PSDB) e o vice-governador eleito, Barbosinha, foram diplomados para o comando do Governo de Mato Grosso do Sul a partir de janeiro de 2023. A cerimônia de diplomação, que também reuniu deputados estaduais e federais eleitos, além da senadora Tereza Cristina (PSD), foi realizada na noite desta segunda-feira (19).

O perfil completo de todos os diplomados você pode conferir nesta reportagem.

Confira abaixo o perfil de Riedel e Barbosinha:

Eduardo Riedel

Eduardo Riedel (PSDB) foi eleito governador de Mato Grosso do Sul com 56,90% dos votos. Ele disputou o das eleições contra o deputado estadual (PRTB).

Essa é a primeira vez que Riedel assumirá um cargo político, pois não concorreu a cargos políticos antes, tendo atuado a maior parte da carreira no setor privado.

Nascido no Rio de Janeiro, é formado em Ciências Biológicas com mestrado em Zootecnia. Riedel chegou a ser nomeado uma das cem personalidades mais influentes do agronegócio brasileiro.

Além disso, atuou como vice-presidente e diretor da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica por seis anos, de 2015 a 2021.

Barbosinha

Empossado como vice-governador de Mato Grosso do Sul, Barbosinha nasceu em Goiás. Formou-se em direito após mudar para e tornou-se prefeito de em 1989.

Em 2007, assumiu a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul). Em 2012, Barbosinha tornou-se presidente da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento).

Já em 2014, o vice-governador tornou-se deputado estadual com 21.554 votos. Ele se licenciou do cargo para assumir a (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) em 2016, durante o governo Azambuja.