Resumo: Rocha deixa Assembleia, Duarte assume e Claudinho Serra desiste da Funesp
Semana foi marcada por mudanças políticas e Bolsonaro filiado ao PL
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Resumo semanal da política sul-mato-grossense foi marcado por políticos deixando as cadeiras, como o deputado estadual Eduardo Rocha (MDB) que assumiu a Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) e o ex-prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (MDB) assumindo a vaga na Assembleia. Também teve mudanças no alto escalão da Prefeitura de Campo Grande, com Claudinho Serra deixando a Funesp, por motivos pessoais. Confira as principais notícias que marcaram a semana política no Estado e também no Brasil.
Rocha se despediu dos colegas parlamentares depois de 11 anos de Casa de Leis. A posse de Paulo Duarte aconteceu na última sexta-feira (3), assim como Rocha assumiu a Segov. Na última quarta-feira (1º), Serra anunciou deixar a Funesp por motivos pessoais, sete meses após assumir o cargo. Ainda não foi nomeado novo secretário.
Já na política em âmbito nacional, a semana foi marcada pela filiação do presidente da República Jair Bolsonaro ao PL. Depois de dois anos sem partido, e de ter adiado sua posse do dia 22 para 30 de novembro, Bolsonaro participou da cerimônia em Brasília, que foi acompanhada pelos deputados de MS, Capitão Contar (PSL) e João Henrique Catan (PL).
Com Bolsonaro no PL, a sigla estadual já espera grande número de filiações em 2022. Exemplo é o deputado Contar, que vai esperar a janela partidária em abril, para filiação na nova legenda.
Outra grande movimentação na política durante a semana foi que o Senado Federal aprovou o nome de André Mendonça para assumir a vaga do STF (Supremo Tribunal Federal). Os políticos do Estado comemoraram a indicação.
O MPMS (Ministério Público de MS) encaminhou ao TJMS (Tribunal de Justiça) a lista sêxtupla com a indicação dos nomes para novos desembargadores. Quem escolhe é o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Ao Jornal Midiamax, ele disse que talvez não tenha tempo hábil para o Tribunal encaminhar a lista tríplice. “O colegiado precisa analisar seis nomes e mandar três para mim”, afirmou.
Uma decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul pode devolver o mandato ao vereador de Dourados, Diogo Castilho (DEM). Ele está afastado do cargo e responde processo por quebra de decoro parlamentar aberto pela Câmara Municipal. A liminar foi acatada pelo desembargador João Maria Lós.
Voltando ao cenário nacional, o MDB vai lançar a pré-candidatura da senadora Simone Tebet à presidência da República, no próximo dia 8. O presidente nacional do partido, Baleia Rossi, confirmou a informação.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.