Ciro Gomes (PDT) anunciou, na manhã desta quinta-feira (4), que deixará em suspenso a sua pré-candidatura à presidência da República em 2022 pelo partido após a maioria da bancada votar a favor da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios, aprovada nesta madrugada na Câmara federal pelos deputados. A proposta ainda precisa ser analisada pelo Senado. 

Pelo Twitter, Ciro declarou: “Há momentos em que a vida nos traz surpresas fortemente negativas e nos coloca graves desafios. É o que sinto, neste momento, ao deparar-me com a decisão de parte substantiva da bancada do PDT de apoiar a famigerada PEC dos Precatórios”. 

O pedetista disse, ainda, que a ‘Justiça social e defesa dos mais pobres não podem ser confundidas com corrupção, clientelismo grosseiro, erros administrativos graves, desvios de verbas, calotes, quebra de contratos e com abalos ao arcabouço constitucional. Não podemos compactuar com a farsa e os erros bolsonaristas'. 

Em Mato Grosso do Sul, a maioria da bancada foi favorável à PEC, inclusive o deputado federal (PDT). (PSDB) e (PT) estavam ausentes na votação.