Deputados derrubam veto do governo e aprovam dois projetos
Dois vetos do Governo de Mato Grosso do Sul foram analisados e votados pelos deputados estaduais na sessão desta quinta-feira (5) depois de um mês sem projetos em pauta. Os parlamentares derrubaram o veto do governo sobre a Semana da Violência Obstétrica e a proposta segue para promulgação. A proposta é do ano passado e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dois vetos do Governo de Mato Grosso do Sul foram analisados e votados pelos deputados estaduais na sessão desta quinta-feira (5) depois de um mês sem projetos em pauta. Os parlamentares derrubaram o veto do governo sobre a Semana da Violência Obstétrica e a proposta segue para promulgação.
A proposta é do ano passado e foi apresentado pelo deputado Capitão Contar (PSL). A justificativa do veto é que o Ministério da Saúde não reconhece o termo Violência Obstétrica. O veto voltou para CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), que por maioria, foi contrária a decisão do governo.
Nesta quinta-feira, o veto foi derrubado e o projeto promulgado. “O Ministério Público deu parecer sobre o termo e entende que é válido. Gratidão por toda essa mobilização para que o meu projeto de lei fosse promulgado na Casa de Leis. As mulheres serão beneficiadas com o combate de mais esse tipo de violência”, afirmou Contar.
Outro veto do governo foi mantido, mas sobre proposta de Evander Vendramini (PP) que proibia instituições financeiras de fazerem contratos e empréstimos por telefone com idosos e pensionistas. Líder do Governo, Gerson Claro (PP) defendeu pela manutenção do veto sob a justificativa de que nem se os idosos quisessem, poderiam contratar os serviços via telefone. “Pessoas com 60 anos que são consideradas idosas, mas que estão bem, não podem contratar esse serviço nem se quisessem, porque o projeto proíbe até isso”.
Projetos
Em discussão única foi aprovado de Marcio Fernandes (MDB), que declara de Utilidade Pública o Rotary Club, com sede no município de Maracaju. A proposta segue agora à sanção do governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB). De autoria de Barbosinha (DEM) denomina “Olga Castaoldi Parizotto” o Hospital Regional de Dourados, pautado para a sessão, foi entregue à Marçal Filho (PSDB), pois o mesmo fez em plenário o pedido de vistas da matéria.
1ª Discussão
O Projeto de Lei 291/2019, de autoria de Vendramini, institui a “Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil”, também foi aprovado e segue agora à segunda discussão e votação em Plenário.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.